quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dia 14 de Fevereiro - Dia dos Namorados - Para a Mafalda

Bem hoje vão-me perdoar mas vou interromper momentaneamente a música clássica para fazer um post dedicado ao dia dos namorados. Não é que ligue muito a este tipo de dias mas acho piada a este em particular. Suponho que deve ser a minha faceta romântica. A minha sugestão não vai ser "Eu sou romântico" do Tony de Matos que poderiam ver aqui embora pudesse ...

Não, como este post é totalmente dedicado à Mafalda minha namorada de há mais de 20 anos e minha esposa teria que ser uma música da MPB. Hesitei entre uma das várias canções da Simone e um poema do grande Vinicius. Fiquei pelo Vinicius numa canção (das muitas) mas esta é especial ...

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar

Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.

Como nota de rodapé ouvi hoje na Antena 1 uma fabulosa crónica de João Gobern sobre Henri Salvador que faleceu ontem. Poucas pessoas terão a noção da influência deste homem na história da música popular mas sem exagero é uma referência na música popular françesa, tendo trabalhado entre outros com o grande Django Reinhardt, ou criado o Rock Françês com uma canção baseada num poema de Boris Vian como também e sobretudo influênciado com a sua canção "Dans mon ile" António Carlos Jobim a criar o estilo "Bossa Nova". Bem hajas João Gobern por nos teres lembrado tudo isto.

É triste que ontem tenha falecido um dos grandes simbolos da canção françesa e que ninguém hoje lhe faça menção. Como dizia Gobern "La Fin de la Chanson Douce". Fiquem com uma canção bem disposta bem à imagem do que Henri sempre foi ... Estará agora concerteza na companhia de Jobim, onde quer que acreditem que estejam, possivelmente compondo com uma garrafita de Whisky ...

2 comentários:

  1. Que bonita a sua homenagem à sua "namorada/esposa". É lindo encontrar um casal assim, mas felizmente ainda se encontra.

    O seu blog é fantástico.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Sim acho que há muito amor por esse mundo ... pena que nem sempre esteja à superficie. Mas nas palavras de Brel "Quand on a que l´amour ... nous avons dans nos mains le monde entier". Obrigado pela visita que retribuirei assim que conseguir ... hoje tenho planos para ir ver o Rugby com o meu filho mas concerteza que amanhã lhe farei uma visita :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon