sábado, 1 de novembro de 2008

Brahms - Danças Hungaras

Curiosamente as danças húngaras, certamente umas das composições mais conhecidas e mais tocadas de Brahms não eram consideradas por este compositor como obras originais. Acresce que existe uma longa e conhecida polémica com o violinista Remenyi que acusava Brahms de plágio, quando na verdade Brahms nunca pretendeu que as obras fossem suas, eram na sua concepção apenas adaptações.

Foram compostas para piano a quatro mãos sendo das obras financeiramente mais interessantes para Brahms que acabou por fazer uma série de adaptações para piano solo e outros instrumentos. De todas as danças sem dúvida a mais conhecida é a número 5. Podemos ouvir uma transcrição para violino desta dança pelo grande Yehudi Menuhin aqui.

Das danças húngaras existe uma gravação da Dança nº 1 feita pelo próprio Brahms que é um autêntico documento histórico e que felizmente podemos ouvir hoje no You Tube aqui. Num outro documento histórico podemos ouvir esta mesma dança pelo amigo de Brahms Joseph Joachim aqui.

2 comentários:

  1. Estoy aprendiendo mucho contigo Fernando, gracias.
    Besos

    ResponderEliminar
  2. Olá Mita, desculpa só te responder agora mas além de escrever os meus posts tenho tido pouco tempo para mais. Obrigado pelas tuas palavras. E não tens de agradecer.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon