sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

"As melhores músicas clássicas"

Quando começamos este blog tínhamos por intenção (e ainda temos) tornar mais fácil a qualquer pessoa gostar de música clássica. Resolvemos nessa altura começar cronologicamente apresentando vários compositores e várias obras.

A questão é que passado um ano quem agora chegue a este blog já apanha o comboio em andamento. Assim pensamos neste fim de ano fazer um apanhado global não só do que já se passou como também do que se vai passar daqui para a frente e vamos fazer-lo sobre a forma de uma lista.

O critério para esta lista não foi apenas de representatividade mas também de "facilidade" de audição enquanto introdução. Procurei também que todos os géneros estivessem representados desde a música instrumental à vocal, sinfónica, solo e de câmara, laica e religiosa. Houve assim muitas peças suprimidas e muitos compositores que gostaríamos de ter incluído mas que não pudemos para manter esta lista numa dimensão razoável ... Só com Bach, Beethoven, Mozart e Mendelssohn por exemplo daria para fazer uma lista completa ... Mas comecemos pelo período Barroco com o nosso top 10.

Do período Barroco
  1. Bach - Concertos de Bradenburgo.
  2. Bach - Partitas para Violoncelo Solo
  3. Bach - Paixão segundo S. Mateus
  4. Vivaldi - As Quatro Estações
  5. Vivaldi - L´Estro Armónico
  6. Handel - Water Music
  7. Handel - Messiah
  8. Corelli - "12 Concerti Grossi"
  9. Purcell - Dido & Aeneas
  10. Telemann - Concerto para Viola em Sol Maior
Ao escolher apenas 10 sabemos que estamos a excluir imensas obras e compositores de referência (por exemplo falta Pergolesi e a sua Stabat Matter, falta todo o Barroco Francês, falta Carlos Seixas, falta Montverdi). É uma escolha que como disse se baseia no duplo critério de representatividade e variedade do género, de facilidade de audição. O que vamos procurar fazer no detalhe deste post é a partir destes exemplos convidar-vos para explorar tudo o que falta neste resumo ...

4 comentários:

  1. Esta lista parece-me um pouco... popular?, limitada?, incompleta?

    Bem, poderia ser mesmo uma lista indicativa de algumas das melhores obras do período barroco, pois já que está sujeita a todas as limitações que apresentou, nunca deveria ser um top 10.
    Mas o que conta é a intenção de motivar a audição. =)

    ResponderEliminar
  2. Ora bem André Rendeiro, Popular ? Certamente. É essa a ideia. eu escolhi de propósito as "mais" fáceis de ouvir sem deixar de escolher obras relevantes na história do período em questão. Utilizei a palavra "Top" precisamente nesse sentido, não estou aqui a falar de mérito musical mas apenas de "facilidade". Ou seja se eu tivesse que dizer a uma pessoa quais as músicas que teria de ouvir para se iniciar na música clássica (apenas Barroco por agora) estas seriam as músicas que eu recomendaria, porque sem perder a relevância e sem perder qualquer género estas são, das que conheço, as mais fáceis. Obviamente falta muita coisa, como aliás explico na nota ... é uma escolha. Estive para fazer um top 20 mas depois achei que era demais ... Quero resumir o Barroco em não mais de 30 minutos ... e por isso mesmo é que dentro desta obras ainda vou destacar uma pequena parte ... a blasfémia final :-)

    ResponderEliminar
  3. Deixe que realce a sua coragem. Ser-me-ia MUITO difícil fazer um Top deste género! Nem calculo o tempo que demorou a chegar a este resultado!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo Top. Percebi muito bem a intenção da sua criação e reconheço a sua utilidade para um iniciante como eu que recentemente devora musica classica aliatoriamente com grande desejo e vontade de chegar ao tal ponto fulcral que activa o prazer da audição. As vezes consigo como aconteceu recentemente com um cd de Satie que comprei, outras vezes não. Ando a ouvir a Consagração da Primavera e confesso que ainda nao apanhei o fio a meada àquela obra....Mas vou continuar

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon