quinta-feira, 30 de abril de 2009

Concerto para Piano nº 2 (Op. 18) de Rachmaninoff

Falamos embora muito brevemente deste concerto neste post em que vos falei da interpretação do pianista António Rosado com a OML Junior, num concerto de grande nível. Este concerto está na minha lista dos 5 preferidos ... Eu sei que isto é batota, já ontem falei dos de Beethoven, faltam dois para completar o meu "Top Five" ...

Composto no inicio do século vinte (entre 1900 e 1901) numa altura em que Rachmaninoff estava profundamente afectado na sua confiança pelo falhanço da sua primeira sinfonia. foi este concerto que o trouxe de volta à composição.

O concerto em Dó menor foi estreado em 27 de Outubro de 1901 com o compositor ao piano e Alexander Ziloti a dirigir a orquestra. Pese a inexperiência do maestro e o nervosismo do compositor o concerto foi um exito imediato.

O primeiro andamento é baseado num tema de uma melodia russa. Note-se que apesar disso todo concerto foi muito influenciado pelo concerto de Grieg de que falaremos amanhã.

O segundo andamento é uma das composições mais conhecidas de Rachmaninoff tendo inclusivamente sido por várias vezes utilizado em cinema. A calma absoluta antes do verdadeiro turbilhão de emoções.

Turbilhão esse representado no terceiro andamento por um tema brilhante e um final que normalmente leva as audiências ao delirio.

Oiça aqui as quatro partes do concerto.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

1 comentário:

  1. Pessoalmente não vejo grande "arte" em Rachmaninov. Ele aparece como uma espécie de neo-romântico, na imagem do grande pianista com grande técnica (de mãos enormes). Este concerto não é mau por incluir temas eslavos (ou russos). Para pianistas poderei estar a dizer uma blasfémia mas sejamos imparciais.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon