sábado, 19 de junho de 2010

The Braganza Mothers - Um blog que não se recomenda

Pela primeira vez desde que escrevo aqui neste blog resolvi escrever algo de negativo acerca de um blog que seguia até hoje e que vou deixar de seguir. Diz-se nesse blog (que aposta sempre nas formas mais polémicas para exprimir as suas opiniões) que por lá se praticam "a liberdade e o direito de expressão próprios das sociedades avançadas". Não vou sequer comentar a contradição que esse facto e a impossibilidade de comentar pode representar, porque claramente essa é uma prerrogativa de quem edita, mas que é engraçado é.

Sinceramente penso que há por lá alguma confusão entre liberdade e direito de expressão com irresponsabilidade. Ao mesmo nível do direitos de expressão vêm as responsabilidades do que se afirma. Não podemos (devemos) achar que só porque podemos dizer tudo o que nos vem à cabeça - tenha ou não piada, seja ou não polémico, seja verdade ou mentira seja ou não a nossa opinião sincera - o devemos fazer. A liberdade ensinaram-me pressupõe responsabilidade e tenho algumas dúvidas que quem por lá escreve tenha ideia do mal que pode causar.

Deixo de o seguir porque fartei-me do veneno destilado por lá. Esta e esta foram as ultimas gotas. E assim também eu estou a exprimir a minha liberdade e o meu direito de expressão, aqui à falta de outro local.

4 comentários:

  1. Com certeza os dois posts foram escritos por quem não tem o conhecimento do verdadeiro pensamento do nosso já saudoso e querido José saramago.

    Triste saber que existe gente que pesa desta maneira.

    ResponderEliminar
  2. ....e deixou muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Eu frequento esse blog e quem diz mal dos autores desse blog eu difamo essas pessoas na internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria dos Remédios . Eu não digo mal dos autores do blog porque não os conheço. Digo isso sim mal do que escrevem porque isso sim infelizmente tive o desprazer de conhecer. E mantenho o que disse. Acho que uma grande parte do que escrevem é irresponsável e sem medida. Não faço juízo de valor sobre os seus autores - a não ser pela irresponsabilidade do que escrevem - e muito menos e por maioria de razão o faço sobre os seus leitores. É livre de ler quem quer. Tal como é livre de não ler quem não quer e é livre também de dizer que não o quer e explicar porquê. Se os autores do referido blog o permitissem teria dado esta opinião no blog mas como (pelo menos na altura) tal não era possível resolvi fazê-lo no meu espaço onde digo o que bem entendo. Já faço bem mais do que os referidos autores ao permitir por exemplo o seu comentário (ou qualquer comentário que não concorde com a minha opinião). Acrescento apenas que "difamar" é como deve saber crime e portanto suponho que não é bem isso que faz ou pretende fazer ... no resto critique à vontade que será sempre bem vinda desde que respeite as básicas regras de convivência.

      Eliminar

Oportunidades na Amazon