quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Continuando com Bach ....

Para outro estado de espiríto ainda com Bach hoje propomos uma dos concertos de Brandenburgo (sim há mais do que um, seis para ser mais preciso). Qual recomendo?

Bem é dificil . Por razões pessoais o que ouvi mais foi sem duvida o quarto concerto e dentro desse concerto sem duvida o terceiro andamento. Ouvir um concerto começando pelo fim obviamente é coisa que não se faz e por isso mesmo ... comecem exactamente pelo terceiro andamento ... Já agora este concerto como todos os restantes concertos de Brandenburgo segue a forma clássica de concerto - um andamento rápido seguido de um lento para terminar num rápido.

Aqui vai um link para uma execução de uma orquestra barroca desse terceiro andamento (diz-se que uma orquestra é barroca quando pela sua formação, pela forma como toca ou afina os instrumentos, pelos próprios instrumentos que toca procura reproduzir um som o mais semelhante possível ao período barroco).



Aproveitando para vos apresentar um dos maiores pianistas de todos os tempos não percam também a seguinte performance do quinto concerto de Brandenburgo (1º andamento) por Glenn Gould.

Bach - O grande mestre do barroco

Se Vivaldi é contestado por alguns, Bach reúne uma quase unanimidade. Prometemos que ia ser fácil começar a gostar de música clássica, certo ? Curiosamente Bach não tem eventualmente uma melodia tão conhecida como as Quatro Estações de Vivaldi ... Porque hoje estou balanceado para a introspecção proponho para começarem por ouvir: "Bach's Air on the G String".

Como de costume porque ver é melhor do que simplesmente ouvirem recomendo por exemplo no You Tube a Sarah Chang que é uma das promessas da nova geração de violinistas (já agora tem vindo regularmente a Portugal tocar na Gulbenkian).

Oportunidades na Amazon