terça-feira, 25 de maio de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana ( #20 - 2010)

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#20- 2010)

Antes das pesquisas a sério,  "hors-serie" o prémio de originalidade da semana vai para ... musica de piano classica, estilo vampiro : Esta venceu o prémio de originalidade e fez-me rir um bom bocado. "estilo vampiro" ? Não conheço, confesso que não conheço ... Alguma ideia caros leitores?

As Pesquisas mais interessantes da Semana
  1. compositor der lindenbaum : Schubert claro. Podem ler neste vosso blog uma visita ao ciclo completo Winterreise na qual esta canção se integra. É a quinta das 24 canções.
  2. haydn symphony no. 88 leonard bernstein : Propomos este vídeo do quarto andamento em que Bernstein literalmente conduz a Filarmónica de Viena com as expressões da sua face. Literalmente.
  3. arthur rubinstein biografia completa download blogspot : Em primeiro lugar convém não confundir Arthur Rubinstein com Anton Rubinstein. este ultimo também foi um excepcional pianista e compositor de origem ucraniana (1829) e falecido em Peterhof (1894). Quanto ao Arthur Rubinstein é de origem Polaca nascido em Lodz em 1887 e falecido em Geneve em 1982. Aluno de Bruch e de Robert Kahn no que diz respeito à sua formação teórica e de Heinrich Barth e Paderewski no que diz respeito ao piano. A sua personalidade extrovertida rapidamente lhe construiu uma reputação entre os músicos do seu tempo. Porém essa mesma personalidade também lhe valeu alguns dissabores dado que foi muitas vezes acusado de não preparar devidamente as suas interpretações, não porque tivesse deficiências do ponto de vista técnico mas porque lhe faltaria por vezes rigor interpretativo. A verdade é que foi sem dúvida um dos grandes pianistas do século XX. Fica desde já prometida para breve uma biografia mais detalhada. Por agora podem ouvir aqui uma das interpretações deste pianista.
  4. biografia de francesco geminiani : Francesco Geminiani foi um notável violinista e compositor italiano do fim do século XVII inicio/meados do século XVIII. Nasceu em Luca em 1687. foi aluno de Corelli e Scarlatti. Faleceu em Dublin em 1762. Pode ler aqui uma biografia mais completa. Na Naxo pode encontrar algumas gravações das suas obras.
  5. gravaçao de arthur grumiaux de bach solo : Temos falado várias vezes destas gravações. Grumiaux era (justamente em meu entender) considerado um especialista em Bach. Tanto que quando foi escolhida a Gavotte (de uma das partitas para violino solo) para fazer parte do famoso disco dourado colocado a bordo das sondas Voyager a interpretação seleccionada foi a de Grumiaux.
  6. max bruch estilo : Romântico claro. Ultra-romântico para ser mais preciso. Mesmo, mesmo ao meu gosto. Podem ler aqui uma biografia deste compositor.
  7. musica da orquestra tocada no final da novela viver a vida : Falamos muito disto aqui . E também aqui (no que diz respeito ao Maestro). E como se trata da nona de Beethoven nunca é demais! 
  8. quem foi massenet na música clássica : Compositor francês, podem ler aqui uma biografia.
  9. quinteto de schubert, a truta : Podem ler aqui uma análise desta obra de Schubert.
  10. raquel cambournac : Uma das vencedoras do concurso Capela mas disso falaremos no domingo quando vos contar o que se passou na Gala dos Laureados. Já agora fica o convite para se juntarem a nós no Palácio Nacional da Ajuda no próximo Domingo às 16h para esta Gala.

Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 636 visitas de 17 países diferentes das quais 303 do Brasil , 301 de Portugal  (havia muito que o Brasil não ocupava o primeiro lugar) e 9 dos  Estados Unidos que recupera este volátil terceiro lugar. Lisboa com 113 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou São Paulo com 80 visitas e finalmente em terceiro o Porto com 57 visitas.

Destas 68 foram directas, 106 foram através de sites de referência enquanto 424 foram de motores de pesquisa. 22 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 34 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 207 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 874 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi Maestro João Carlos Martins (1940) - Um Exemplo de Vida que foi lido por 35 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Barbeiro de Sevilha (31 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  foi a mais lida (40 vezes).

Alexander Gretchaninov (1864 - 1956)

Compositor Russo do período romântico nascido a 13 de Outubro e falecido a 3 de Janeiro de 1956 em Nova Iorque. Este compositor relativamente pouco conhecido iniciou-se relativamente tarde na musica dado que o seu esperava que ele se dedicasse ao negócio da família.

Estudou primeiro em Moscovo com Arensky mas uma disputa com o seu mestre acabou por o fazer viajar para S. Petersburgo onde haveria por estudar com Rimsky- Korsakov que haveria de permanecer seu amigo e protector mesmo quando Alexander viajou para fora da Rússia por ocasião da revolução.

Compôs 5 sinfonias e bastante música sacra além de um concerto para violoncelo e um outro para violino. é porém pelas suas pequenas peças para piano muitas com intuitos pedagógicos que é mais ouvido hoje em dia.

A razão pela qual me interessei por este compositor é que é dele a próxima peça que irei aprender ... podem ver e ouvir aqui.

Gretchaninov  faleceu em Nova Iorque a 3 de Janeiro de 1956.

Oportunidades na Amazon