quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dicionário de Termos Musicais - Gavotte

A Gavotte é na sua génese uma dança popular francesa originaria da Bretanha onde foi dançada até meados do século XX. Foi depois adaptada para o uso na corte. A primeira referência de tal utilização data de 1588 na Orchésographie de Arbeau (segundo o dicionário Grove Music Online - uma das referências em matéria musical).

Não é totalmente clara a ligação entre esta primeira forma da dança e as formas estilizadas que Lully, Rameau e Gluck tornaram populares na corte do Rei Luís XIV. Muitos outros compositores vieram a posteriormente compor peças utilizando esta forma para incluir nas suas suites orquestrais muitas vezes ocorrendo após a Sarabande (dança de que falaremos num próximo post). Entre estes compositores estão nomes como Purcell, Couperin e claro Bach.

Se tentássemos estabelecer qual a Gavotte mais conhecida teríamos um problema dado que muitas fazem parte dos métodos de ensino de alguns instrumentos nomeadamente o Violino e logo beneficiam de uma grande exposição. É por exemplo o caso desta Gavotte de Lully ou ainda o caso desta outra de Bach ou esta de Gossec.

Mas claro que num blog interplanetário como este a nossa escolha de uma única Gavotte teria de ir para a Gavotte em Rondeau de Bach que faz parte da terceira partita (este vídeo mostra claro o disco dourado que foi colocado na Sonda Voyager ... ). A interpretação como sabem os leitores mais atentos deste blog é de Grumiaux. Perfeito. Simplesmente perfeito.

Oportunidades na Amazon