domingo, 12 de outubro de 2008

Harold Bauer (28 de Abril de 1873 - 12 de Março de1951)

Harold Bauer nasceu em Londres a 28 de Abril de 1873. Filho de um violinista alemão e de uma inglesa. Estudou violino com o seu pai e com Adolf Pollitzer. Manteve o seu interesse neste instrumento até 1892 quando teve a oportunidade de estudar piano em Paris com Ignacy Paderewski.

Nessa altura segundo a sua auto-biografia Harold Bauer já tinha concluído que no violino não conseguiria rivalizar com jovens violinistas como Thibaud, Henri Marteau ou Kreisler. Desta forma resolveu trocar de instrumento dedicando-se ao piano.

Acabou por conseguir tornar-se uma referência nesse instrumento tendo nomeadamente estreado em Paris a obra de Debussy "Children Corners" e em Nova Iorque o concerto em Sol de Ravel. Aliás embora seja essencialmente conhecido pelo seu reportório de obras alemãs (Schubert, Schumann, Brahms e Beethoven) Bauer foi um notável divulgador dos compositores franceses da geração de Debussy e Ravel. Ouçam por exemplo aqui uma interpretação de "Reverie" de Debussy, verdadeiramente fantástico.

Acabou por se dedicar também ao ensino tendo o seu departamento de piano na Manhattan School of Music constituído uma referência.

Para quem quiser saber mais sobre a carreira deste pianista recomendamos a sua auto-biografia disponível na net aqui.

Harold Bauer faleceu a 12 de Março de 1951 em Miami.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon