segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#8)

musica clássica violoncelo mais conhecida: Bem é dificil dizer qual é a mais conhecida mas a escolher uma teria de escolher as suites para violoncelo de Bach. Entretanto neste post ou neste outro podem descobrir algumas outras composições para este fantástico instrumento.

existe a oitava sinfonia de bach: Não não existe. Aliás a bem dizer nem a primeira existe. A sinfonia é uma forma criada no período clássico e não no período barroco a que Bach pertence. Se estivermos a falar de concertos na realidade Bach no total compôs mais de 8 concertos porém foram para instrumentos diferentes pelo que não é usual contabilizá-los em conjunto. Assim a resposta clara e curta para a pergunta formulada por todas as razões mencionadas é: Não , não existe. Para saber um pouco mais sobre a obra de Bach recomendamos este post.

vida jan sibelius para quem não gosta de musica clássica: Ora bem, suponho que não pretendem propriamente uma novela estilo Morangos com Açúcar embora talvez fosse possível tentar. Não esperem, não dá. Sibelius foi demasiado "certinho" ou "betinho" para sermos mais "radicais" para uma história desse tipo. Brinco claro. Falando agora mais a sério na verdade para mim Sibelius foi um dos mais geniais compositores do século XX mas esta opinião está longe de ser consensual. É preciso notar que Sibelius persistiu até à data da sua morte na composição estritamente tonal quando em outras partes da Europa tínhamos um Stockhausen ou um Schoenberg para já não falar em Stravinsky. Foi amado e odiado. Dele escreveram alguns críticos tratar-se do pior compositor de sempre, do mais incapaz de todos. Injusto na minha modesta opinião. Fica prometido para breve uma história detalhada sobre este compositor. Vale a pena para fundamentar uma reflexão sobre conservadorismo e progressismo na arte.

tota pulchra de José Maurício : Primeira obra publicada de José Maurício. Trata-se de uma antífona conjunto de textos bíblicos utilizados na liturgia. Do Padre José Maurício Garcia já tínhamos falamos aqui.

primeira catata de natal fernando lopes graça pauta : Não temos pautas neste site por enquanto. Esta obra de um dos grandes compositores portugueses foi composta entre 1945 e 1950 e repousa em cantos tradicionais portugueses da natividade.

paganini melhor concerto: Se estivermos a falar de um concerto "mesmo" sem dúvida o melhor é o Concerto nº1 em Ré Maior de que por acaso já falamos aqui.

musica clássica viola de arco : Bem é uma boa sugestão. Falámos em tempos aqui do primeiro concerto para Viola de Telemann. É um instrumento para o qual existe relativamente pouca obra publicada (para solista bem entendido) e logo é uma boa ideia falarmos disto. Fica prometido.

musica de mischa elman: Excelente escolha. Mischa Elman foi um excelente violinista ucraniano. Como estamos a completar a nossa lista de grandes violinistas do século XX este fica na lista como o próximo de quem vamos falar.

Oportunidades na Amazon