sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Beethoven - Für Elise WoO 59

Para variar um pouco do violino não falarei agora do concerto que vi no fim da tarde de hoje. Fica para amanhã. Para hoje e porque já é tarde tenho um pequeno "doce" : Uma especie de "Mon Cheri" virtual passe a publicidade.

Aliás à imagem destes chocolates melhor seria que esta música também se retirasse de quando em vez para guardar a frescura. É que de tanto a ouvirmos às vezes bem ... é como os Nocturnos de Chopin, são belíssimos mas já os ouvimos tantas vezes "chacinados" como música de fundo, em elevadores em casas de banho ou mesmo em restaurantes românticos onde o romance não correu assim tão bem que quase (e sublinho o quase) já não nos conseguimos recuperar o gosto.

Certamente já advinharam que estou a falar de "Für Elise" uma Bagatelle composta por volta de 1810 em Lá menor. Pensa-se que terá sido dedicada a Therese Malfatti von Rohrenbach zu Dezza por quem Beethoven teria estado apaixonado.

Na missão impossível de nos lavar os ouvidos das versões "midi" e de casa de banho vamos ouvir uma versão do pianista Holandês Gerard Hengeveld (1910-2001) aqui.

Concerto em Sétubal - Mais uma sugestão

A Liga dos amigos do Fórum Luísa Todi recém criada para ajudar a angariar fundos para a recuperação daquele espaço vital na vida cultural da cidade vai realizar no próximo dia 9 pelas 21:30 um concerto cujo objectivo é precisamente a angariação de fundos.

Porque já tive oportunidade de naquele espaço ouvir alguns concertos não podia deixar de fazer a minha parte na divulgação deste espectáculo.

De acordo com o site www.setubalnarede.pt o espectáculo apelidado "Volto Já Forum" contará com os seguintes intervenientes:

Toy, Coro de Câmara de Setúbal, Teatro Animação de Setúbal, Academia de Dança Contemporânea, tenor Marcos Santos, pianistas Rui Serôdio e António Laertes, fadistas Georgette de Jesus e António Severino e grupo de violinos Paganinus, do Conservatório Regional de Setúbal, entre outros.

Fórum Municipal Luísa Todi, Sábado 9 de Fevereiro às 21:30h
Preço 10 € (plateia e tribuna); 5 € (balcão)

Se estiverem perto de Sétubal, não faltem.

Beethoven - Sonata "Primavera"

Antecipando um pouco o concerto de logo à tarde (sim porque já é Sexta-Feira) prosseguindo na nossa viagem pelas peças de Beethoven hoje vamos muito simplesmente dar-vos a conhecer a peça Primavera pela simples razão que é uma das peças que irei ouvir às 18h no concerto de que já vos falei e que está em destaque aqui na "caixa" ao lado deste texto.

É assim apenas um aperitivo para quem queira ir como eu assistir ... já que amanhã continuaremos a examinar a totalidade desta obra.

Mais uma vez não há problema na escolha. Apenas há a dificuldade face a pelo menos duas duplas de interpretes que são verdadeiros monstros da história da música. Como não conseguimos escolher aqui ficam os dois. Oiçam só estes 7/8 minutos e perceberão porque razão vale a pena ouvir música clássica. Quanto à escolha é como vos digo, venha Deus e que o faça. Eu tenho uma preferência para esta peça em particular, acho que o som do Szeryng é mais "doce" do que o do Oistrakh e logo mais adequado, mas isto sou eu o eterno romântico, outras preferências podem ser aplicadas com igual justiça.

David Oistrakh e Lev Oborin

Szeryng e Rubinstein

Oportunidades na Amazon