quarta-feira, 28 de março de 2012

Pergolesi - Stabat Matter

No fim de semana passado fui ouvir a Camara Musart (composta por alunos da ESML), o Coro dos Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música e as solistas Margarida Marecos (Soprano) e Conceição Martinho (Alto) dirigidos por Gareguin Aroutiounian interpretar a obra mencionada no título do post.  Foi uma boa forma de passar uma parte da tarde de Domingo.

Esta obra é uma das que mais me toca do reportório barroco. Não sei explicar a razão, talvez seja o conjunto da melodia e do texto (já vos explicarei do que se trata) ou talvez a conjunção dos dois, ou as dinâmicas que se criam entre os solistas e a orquestra (e o coro quando existe). Sei no entanto que me leva quase sempre perto das lágrimas. Embora não tenha forma de o explicar formalmente e possivelmente nem tenha razão do ponto de vista musical acho que é uma obra extraordinariamente revolucionária para a época.

Stabat Matter é na um poema do século XIII que relata a dor de Maria  tendo sido utilizado como base de obras vocais por vários compositores entre os quais para além de Pergolesi  no período barroco podemos citar Vivaldi (neste video numa interpretação de Philippe Jaroussky),  Scarlatti ou já no período clássico Haydn. Aliás aparentemente a obra de Pergolesi foi encomendada para substituir a deste ultimo compositor julgado já "fora de moda". Seguindo os links podem rapidamente comparar as várias obras.

Pergolesi (1710-1736) viveu apenas 26 anos tendo falecido de Tuberculose, esta obra data aliás do ano do seu falecimento. O seu enorme talento foi reconhecido por vários outros compositores entre os quais Bach que inclusivamente a adaptou (BWV 1036).

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5


Perto da Cruz mantinha-se 

Chorando a Mãe Triste
Perto de Seu Filho até ao fim
[...]

Oportunidades na Amazon