sábado, 30 de outubro de 2010

Recomendações para o fim de semana ( 2010 - #43 )

Desta vez começamos as nossas recomendações da semana com Almada onde termina o Festival "Os Sons de Almada Velha" como nos tinha referido o nosso leitor Pianoman com um concerto intitulado "Um retrato do Barroco: Les baricades misterieuses". Será na Ermida de São Sebastião às 19h com Miguel Yisrael no alaúde e o Coral Canto Novo dirigido por Carlos Rodrigues Quintela. Poderão ouvir obras de Bach, Mozart e D. João IV. O concerto será comentado por  Jenny Silvestre. A entrada é livre.

Na zona de Lisboa não podemos deixar de salientar embora seja já um pouco em cima da hora o concerto de Homenagem à pianista Nella Maissa (vejam os detalhes biográficos nesta nota) que doou a sua biblioteca musical ao Conservatório de Música de Cascais, homenagem que reconhece a relevantissima contribuição desta grande pianista para a música em Portugal. Será hoje às 15h na Casa do Artista e contará com a participação de alunos do Conservatório de Cascais e de membros da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

No Porto recomendamos o Hino à Liberdade pela Orquestra Sinfónica do Porto e Coro Casa da Música dirigidos por Christoph König numa curiosa mistura entre a Nona de Beethoven e a obra "Um Sobrevivente de Varsóvia" que será interpretada entre o 3º e 4º andamento da Sinfonia de Beethoven. Uma mistura curiosa sem dúvida. Serão solistas Michaela Kaune (soprano), Patrícia Quinta (meio-soprano), Mário João Alves (tenor), David Wilson-Johnson (barítono).

Em Aveiro embora não seja exactamente no fim de semana como até lá não teremos outro post deste tipo aqui fica a recomendação. Será assim no dia 3 de Novembro, Quarta-Feira 3 Novembro pelas 21h30 no Museu de Aveiro. Serão interpretadas Canções Populares Portuguesas de Fernando Lopes Graça. Ao piano Jaime Mota com a soprano Margarida Reis e o barítono Job Tomé. A entrada é livre.

Ainda no Porto mais uma efeméride de que teriamos de falar. Trata-se da celebração dos "20 Anos de Música Antiga" pela Orquestra de Música Antiga da ESMAE que terá lugar no Teatro Helena Sá e Costa no Domingo pelas 19h. Iniciam-se desta forma as celebrações da chegada à 20 anos atrás de Ana Mafalda Castro à escola com a criação do curso de cravo.

Por fim no Teatro Ribeiro Conceição na cidade de Lamego teremos no Domingo às 16h a reedição do Pedro e o Lobo de que falamos aqui e que a Moura Aveirense comentou aqui.

Oportunidades na Amazon