quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia 10 de Junho - Dia de Portugal : Homenagem a Eurico Carrapatoso

Sendo hoje Dia de Portugal teriamos de o celebrar de alguma forma. Falando este blog de música não há melhor homenagem do que falar de música. Pensamos em colocar aqui a Portuguesa o que não seria má ideia de todo, embora composição clássica talvez fosse um pouco exagerado.

Poderíamos também falar-vos outra vez de Carlos Seixas ou  Domingos Bontempo. Preferimos no entanto aproveitar esta ocasião para homanegear um compositor vivo de que vos vou confessar sou fã em grande parte porque consigo efectivamente gostar do que oiço. Não me levem a mal os restantes, estou certo que o defeito é meu.

Vou falar-vos de Eurico Carrapatoso que nasceu em Mirandela em 1962 sendo licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou os estudos musicais apenas em 1985 tendo terminado o Curso Superior de Composição no Conservatório Nacional de Lisboa na Classe de Jorge Peixinho. Leccionou em várias instituições sendo actualmente professor de composição na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional. foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique em10 de Junho de 2004, ou seja há 5 anos.

Para ilustrar esta curata biografia nada melhor do que a obra que escreveu em memória do seu professor, Jorge peixinho e assim num mesmo texto fica feita uma singela homenagem a dois dos mais significativos compositores portugueses do século XX/XXI : Eurico Carrapatoso e Jorge Peixinho . Oiçam aqui uma parte da obra "Deploração sobre a morte de Jorge Peixinho".

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #25)

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi (Novo) : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal (Novo): Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso (Novo): Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven(Novo) : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Pesquisas da Semana

No que diz respeito às pesquisas mais interessantes desta semana escolhemos desta vez as seguintes:
  1. "raquel cambournac" : Bem foi uma das laureadas do concurso capela de que falámos aqui e também aqui . Tive oportunidade felizmente de a ouvir nessa ultima ocasião numa interpretação muito segura de um dos concertos de Rieding.
  2. "concerto para violino Beethoven": Foi eleito o nosso concerto de violino preferido, vejam aqui os resultados finais da votação.
  3. "andante ( musica)" : A velocidade a que uma obra é interpretada, o seu caracter às vezes até a emoção/sentimento que pretende transmitir são indicados por termos geralmente em Italiano. Andante é um destes termos que significa lentamente "a passo" se quisermos utilizar o significado literal da palavra.
  4. "appassionata Beethoven": Umas das mais famosas sonatas para piano. Composta por Beethoven em 1804 foi na altura uma autêntica revolução na composição de obras para piano. Leiam mais aqui.
  5. "Benard da Costa": Publicamos neste blog um dos textos que escreveu sobre Teresa Stich-Randall aqui e que relembramos aqui por ocasião do seu falecimento. Perdeu-se um homem que amava a arte e gostava de partilhar e explicar o seu gosto, como dissemos salvaguardadas as devidas distâncias de mérito relativo, muito à imagem deste blog.
  6. "bontempo, bontempo moveis e decoração, bontempo móveis" : É claro que de móveis não vamos falar, mas como as pesquisas o mencionavam ... Quanto ao compositor português falámos dele aqui.
  7. "bruckner 8 sinfonia karajan" : Brukner é um compositor de que ainda não falamos neste blog porque é de um período mais recente do que aqueles que já abordamos. Quanto a Karajan falámos dele aqui. Podem ouvir esta sinfonia no You Tube aqui . A propósito Karajan é considerado um dos granes especialistas de Bruckner.
  8. "bwv 248" : Trata-se da oratória de Natal de que falámos aqui.
  9. "daniela ignazzitto" : Professora de Piano no Conservatório Nacional e na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Nasceu em Palermo (Itália) começando os estudos no conservatório da sua cidade natal terminando a licenciatura em Piano na Escola superior de Musica na Classe de Jorge Moyano com 19 valores. Pode ler uma biografia mais completa no site da Academia de Amadores de Música aqui.
  10. "francesco geminiani - obras" : Francesco Geminani (1687 - 1762) é um violinista Italiano que também foi compositor teórico e formador. É especialmente conhecido como compositor por alguns "concerto grosso" em particular os Op2. , Op3 e Op. 7. Oiçam aqui uma interpretação do primeiro andamento do Op. 3 pela Orquestra de Época Europa Galante.
Estatísticas

Tivemos esta semana 469 visitas (-3,1%) das quais 320 de Portugal (+1,59%) e 104 do Brasil (-10,34%). Em terceiro lugar voltou a estar a França com 11 visitas (-8,33%). Por cidades Lisboa mantém-se na liderança com 149 visitas (-7,45%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 43 (+48,28%) e em terceiro S. Paulo com 23 visitas (-20,69%).

Destas 203 foram directas (+18,71%), 171 foram através de sites de referência (-10,00%) enquanto 95 foram de motores de pesquisa (-21,49%).

Oportunidades na Amazon