domingo, 11 de maio de 2008

Chopin - A grande Valsa Brilhante tocada por Vitorino de Almeida

Não iremos fazer uma análise a todas as Valsas compostas por Chopin contrariamente ao que fizemos para os Nocturnos. Não porque exista entre os dois tipos de composição alguma ordenação qualitativa mas apenas porque neste caso nos pareceria um pouco repetitivo demais.

Vamos assim ouvir algumas das que preferimos e que nos parecem por um lado ilustrar melhor este tipo de composição e por outro estarem também de acordo com o objectivo deste blog: Fazer-vos conhecer melhor a música clássica e poderem dessa forma usufruir deste género de arte.

O primeiro facto notável com as Valsas de Chopin é que estas têm muito pouco a ver com as Valsas vienenses (de que também falaremos mais tarde de que conhecem certamente exemplo como o Danúbio Azul ou a Valsa do Imperador). As valsas do compositor polaco destinam-se muito mais aos salões da aristocracia e à audição do que propriamente à dança. Diz-se por vezes que são danças da alma e não do corpo, embora valha a verdade algumas destas valsas são dançáveis !

Chopin escreveu mais de 20 embora muitas estejam totalmente ou parcialmente perdidas. A primeira de que vos vou falar é a Grande Valsa Brilhante Op. 18 em Mi Bemol Maior. Esta peça foi composta em 1833 tendo sido publicada no ano seguinte e sendo a primeira das valsas que Chopin compôs para piano solo. Foi dedicada a Laura Harsford e não sendo a minha preferida é sem dúvida uma das mais conhecidas.

Felizmente ao procurar no You Tube consegui encontrar uma interpretação de um pianista português que todos conhecemos bem. Fiquem assim com o Maestro António Vitorino de Almeida numa interpretação desta valsa aqui.

Salão Nobre do Conservatório Nacional - Novidades

Como sabem há uns meses atrás fizemos parte do estado deplorável do Salão Nobre do Conservatório Nacional (ver este post). No âmbito da petição de que se falava - ALGUÉM ACUDA AO SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO POR FAVOR!" - e numa iniciativa conjunta do Fórum Cidadania Lx e da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa irá realizar-se no próximo dia 14 de maio pelas 18:30 no referido salão um recital com a colaboração de vários ex-alunos e ex-professores do Conservatório entre os quais António Rosado (ex-aluno da escola de música do Conservatório Nacional), Jorge Moyano (ex-aluno da escola de música do Conservatório Nacional), Glória de Matos (ex-professora da escola de Teatro do Conservatório Nacional) e Maria de Jesus Barroso (ex-aluna da escola de Teatro do Conservatório Nacional) .

Este recital é destinado essencialmente aos destinatários da petição - o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, 1º Ministro, Ministros da Educação e da Cultura, Presidente da Camara Municipal de Lisboa, Deputados e Vereadores da CML e Comunicação Social. A entrada não obstante é livre de acordo com os lugares disponíveis na sala.

O nosso obrigado ao blog da Banda da Covilhã que nos deu conhecimento do evento.

Oportunidades na Amazon