segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As pesquisas interessantes da semana (#10)

Qual é a composição de instrumentos no quinteto ? : Em música clássica normalmente um quinteto é constituído por um quarteto clássico (dois violinos, uma viola de arco e um violoncelo) ao qual é adicionado um quinto elemento ficando então o grupo designado pela natureza desse quinto elemento. Por exemplo se for um piano teremos um quinteto de piano, se fôr um Oboe um quinteto de Oboe e por aí fora.

se tu m'ami se sospiri tradução: Temos tido vários pedidos para uma tradução desta peça. de que já falamos aqui. Na verdade esta obra foi erradamente atribuída a Pergolesi durante muito tempo enquanto na verdade a mesma foi composta por Alessandro Parisotti (um musicólogo que estudava a obra de Pergolesi). Encontramos uma tradução desta canção da autoria de Débora Letícia Batista aqui, e que transcrevemos para vosso beneficio (com ligeiras correcções a azul):

Se tu me amas, se suspiras
Somente por mim, gentil Pastor;
Tenho pena de teu martírio,
Tenho predilecção pelo teu amor:

Mas, se pensas que somente a ti
Eu deveria amar,
Pastorzinho, estás sujeito
Facilmente a te enganares.

A Bela Rosa vermelha
Hoje Sílvio escolherá,
Com a desculpa do espinho
Amanhã então a desprezará.

Mas, dos homens, o conselho
Eu, por mim, não seguirei,
Não é porque me agrada o Lírio
Que as outras flores desprezarei.

musica clássica segundo concerto de Brahms: Supomos que está o nosso leitor a falar da segunda sinfonia de Brahms. Falamos desta peça, uma composição de uma enorme paz interior aqui.

maurizio kagel : Compositor Argentino. tínhamos dado conta do seu falecimento aqui. Que descanse em paz. A propósito continuam a perguntar-nos para que serve a música. Se fosse necessário ter um qualquer fim prático diria que serve entre outras coisas para nos trazer paz interior.

lista de 10 melhores musicas clássicas: Hum. Escolha muito, mas muito dificil. Só dez ? Tentando ser pragmático e ter por regra não escolher mais do que uma composição do mesmo compositor e ainda não pretender escolher "as melhores" mas apenas as que eu prefiro. Mesmo assim é dificil. Fica para amanhã.

jorge moyano‏ ouvir: Um dos meus pianistas preferidos. Não encontrei no You Tube. Vou ter de fazer uma curta biografia.

vamos passear no parque e rola na ribanceira quem quiser no faz de conta: Bem ok. Vitória destacadissima no prémio semanal da perplexidade.

Oportunidades na Amazon