sábado, 8 de outubro de 2011

Jovens Músicos 2011 - Concerto dos Solistas Premiados

Como vos tinha dito no passado dia 6 fui ouvir o concerto dos Solistas Laureados no prémio Jovens Músicos 2011. Só hoje tenho disponibilidade para vos contar e vos mostrar o que ouvi. O auditório estava composto embora não estivesse cheio, uma pena por várias razões. Primeiro porque sendo a entrada livre nem sequer haveria a desculpa do orçamento, segundo e sobretudo porque tanto a Orquestra Gulbenkian como o maestro que a dirigiu neste concerto (Pedro Neves) como os solistas premiados mereciam uma sala cheia.

O primeiro solista na categoria piano, João Xavier interpretou o 2º e 3º andamento do 3º Concerto de Prokofiev para piano e Orquestra. Incluímos de seguida um pequeno CV do premiado retirado do programa. Gostei da interpretação de uma peça que infelizmente conhecia bastante mal ... Fiquei com vontade de ouvir mais e tenho mesmo pena certamente por razões que se prendem com a duração total do concerto não seja possível a estes jovens tocar as peças na sua totalidade.

Nasceu em 1993 e começou a estudar música no Conservatório do Vale do Sousa em 2003, com a professora Elisa Moutinho. Atualmente, com 17 anos, frequenta o 8º grau na classe da Professora Luísa Ferreira. Participou em vários concursos, nomeadamente no 4º e no 5º Concurso Ibérico de piano do Alto Minho - 2º e 3º prémios, respetivamente, em 2009 no Concurso Internacional ‘Cidade do Fundão’ - 2º prémio, no V Concurso de Piano da Póvoa de Varzim - 1º prémio, no X Concurso Florinda Santos-1º prémio e no 12º Concurso Sta. Cecília-1º prémio. Participou em master-classes lecionadas por Sequeira Costa, Constantin Sandu, Miguel Borges Coelho, Filipe Pinto-Ribeiro, Cristina Ortiz, Tania Achot e Andrei Diev. Apresentou-se no Salão Nobre do Palácio da Bolsa, nos festivais ‘Dias da música’ e ‘1001 músicos’ no CCB, no festival Musicatos, em S. João da Madeira e no Auditório do Centro Cultural de Vila Praia de Âncora. Desde Novembro de 2010, trabalha com Pedro Burmester.


Podem ouvir aqui o inicio da actuação do jovem mas infelizmente não consigo descobrir o resto da sua actuação. Por isso escolhi um outro video deste jovem artista num recital em São João da Madeira para manter o compositor numa peça de Prokofiev,  a Tocatta Op.11 . Para os que ficaram curiosos com o concerto de piano de Prokofiev posso convidá-los para ouvir o concerto numa interpretação histórica pelo próprio Prokofiev (o andamento que vos propomos é o segundo exactamente onde João Xavier começou a sua interpretação na Quinta-Feira passada. Se quiserem começar no primeiro andamento podem ouvir aqui e depois é apenas seguir os links.


De seguida o segundo solista na categoria de Violoncelo foi Fernando Costa que interpretou o terceiro e quarto andamentos do Concerto para Violoncelo e Orquestra de Elgar. Também gostei da interpretação embora conheça esta peça especialmente da interpretação de Jacqueline du Pré o que para bitola de comparação torna as coisas muito difíceis. Mas gostei e deu para lamentar mais uma vez que não se tenha ouvido o primeiro andamento, de longe o meu preferido ... embora o 4º re-exponha o tema não tem a parte lírica de que tanto gosto ... Aqui fica de seguida um pequeno CV retirado do mesmo local que o anterior.

Fernando Costa, natural de V.N. Gaia, nasceu em 1991. Iniciou os seus estudos de Violoncelo em 1998 com o Professor Valter Mateus, no Conservatório Regional de Gaia. Conclui o curso complementar de violoncelo com nota máxima, no ano letivo de 08/09. Atualmente frequenta o 2º ano de Licenciatura na ESMAE na classe de Violoncelo de Jed Barahal. Participou em cursos de aperfeiçoamento com professores como José Augusto Pereira de Sousa, Jed Barahal, Paulo Gaio Lima, Dimitri Ferschtman, Romain Garioud, Márcio Carneiro, Anne Gastinel, Natalia Gutman, Pavel Gomziakov, entre outros. Obteve o 1º lugar no Concurso Interno de Cordas do Conservatório Regional de Gaia e Menção honrosa no Prémio Jovens Músicos 2009, Categoria de Violoncelo, Nível Médio. Foi laureado com o 3º Prémio do Prémio Jovens Músicos 2007 na Categoria de Música de Câmara, Nível Médio.

Tal como no caso do João Xavier também não consigo encontrar a interpretação de Fernando Costa deste concerto de Elgar na net e assim para vos mostrar este jovem a tocar recorri a um recital de 2010 no Clube Literário do Porto que podem ouvir aqui. Sinceramente não consigo identificar a obra por isso qualquer ajuda nesse sentido é bem vinda. Para o concerto de Elgar quem não conhece tem de conhecer e para isso só Jacqueline du Pré nesta interpretação com a Orquestra dirigida pelo seu marido Daniel Barenboim. Oiçam bem a intensidade dramática do inicio e a beleza transcendental da parte mais lírica ...

Por fim podemos ouvir Tamila Kharambura que interpretou o primeiro andamento do concerto para Violino de Tchaikovsky que penso dispensa mais apresentações. Foi dos três solistas o que preferi embora João Xavier também me tenha deixado muito surpreendido. Já tinha ouvido esta violinista por várias vezes por exemplo numa interpretação da Sonata de Cesar Franck de que também já havia gostado muito. Aqui fica um pequeno CV da mesma fonte dos restantes (todos copiados sem autorização e por essa razão caso desejem que sejam retirados basta contactar).

Nasceu em Lviv, Ucrânia em 1990 numa família de músicos e reside, desde 1995, em Portugal. Aos quatro anos iniciou a aprendizagem de violino com a mãe, Elena Kharambura. Recebeu o 1º prémio ex-aequo no I Concurso de Violino Tomás de Borba (2000), o grand-prix no Festival Internacional de Interpretação Musical e Pedagogia (Madeira, 2005), o 1º prémio no II Concurso de Violino Tomás de Borba, na categoria 15-18 anos (2006) e o 1º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos RDP Nível Médio (2007). Concluiu o Conservatório Regional de A. do Heroísmo na classe da prof. Elena Kharambura e entrou para a Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Prof. Gareguin Aroutiounian, terminando o curso em 2010. Atualmente frequenta o curso de Mestrado na mesma instituição e estuda, desde 2009, na Scuola di Musica di Fiesole, Itália com o Prof. Pavel Vernikov. Frequentou master-classes com G. Aroutiounian, Zahar Bron, G. Pavliy, S. Kravchenko, A. Mihlin, D. Garlitsky, P. Vernikov, I. Volochine, S. Makarova e Liana Issakadze. Apresentou-se a solo com a Orquestra Artquest e o maestro Miguel Henriques no CCB com o Concerto de Tchaikovsky e com a Orquestra da ESML e o maestro Vasco Azevedo com o Concerto nº5 em Lá Maior de Mozart.


Neste caso posso mostrar-vos a jovem interprete neste mesmo concerto embora num outro local e com outra Orquestra, mas enfim dá para ter uma ideia do que perderam se não estiveram na Gulbenkian no dia 6 (maldade minha agora :-)).

Por fim para fechar um dia já excelente (as duas ultimas peças fazem parte do conjunto de obras que considero das minhas preferidas) ainda pudemos ouvir a Orquestra Gulbenkian dirigida por Pedro Neves interpretar uma obra de Joly Braga Santos e só isso já teria sido fantástico ... e mais não digo, ou melhor digo ... apenas consegui encontrar excertos, aqui fica um exemplo. Por isso façam-me um grande favor ... dirijam-se à loja online mais próxima e comprem uma versão completa - Garanto que vale a pena.

Oportunidades na Amazon