sábado, 23 de outubro de 2010

Recomendações para o fim de semana ( 2010 - #42)

Sendo hoje Sábado desta vez teremos apenas recomendações para Sábado à Noite e Domingo. Começando pelo Algarve teremos hoje às 21:30 na Igreja do Carmo de Tavira a Orquestra do Algarve dirigida por Osvaldo Ferreira. Do programa consta na primeira parte uma Sonatina Inacabada do compositor Açoriano Francisco Lacerda (1869-1934) com arranjos de Christopher Bochmann, seguido do concerto para Violino e Orquestra Op. 64 de Mendelssohn sendo solista André Pereira recente vencedor do Prémio Jovens Músicos 2010 na categoria de violino (nível médio). Na segunda parte a Orquestra interpretará a Segunda Sinfonia de Beethoven.

Ainda no Algarve mas agora em Faro no Teatro Municipal de Faro teremos Leo Brouwer num recital intitulado "Beatleriana Yesterday to Penny Lane". Será hoje Sábado às 21:30. Esta obra constituída por uma orquestração (este concerto é um concerto para Guitarra e Orquestra de Cordas) das principais obras dos Beatles é obviamente recomendado para quem goste do grupo de Liverpool (se estivesse mais próximo garanto-vos que estava lá ... ).

Este fim de semana o Algarve não se pode queixar de falta de alternativas porque em Portimão também há um concerto no Teatro Municipal de Portimão - Teatro Tempo  (Grande Auditório Nuno Mergulhão) às 21:30 intitulado "De Viena a Budapeste" pela Orquestra de Câmara Portuguesa dirigida por Pedro Carneiro. No programa Ligeti - Seis Bagatelas para Quinteto de Sopros (1953) e Mozart com a Serenata nº 10 para Sopros (K. 361).

Agora um pouco mais a Norte mais precisamente em Évora teremos um concerto no Museu de Évora no Domingo às 16:30 com entrada livre e que contará com a participação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e do Grupo Coral Évora.

Em Lisboa integrado na Temporada Sinfónica do São Carlos teremos a Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Erik Nielsen. Será no Sábado às 21:30.  No programa destacamos o 4º Concerto para Piano e Orquestra de Beethoven sendo solista Pedro Burmester. Do programa consta além dessa obra a "Abertura de Faust" de Wagner e a Sinfonia nº9 em Dó Maior, D. 944, A Grande de Schubert.

Ainda na zona de Lisboa mais precisamente em Paço de Arcos na Capela do Sr. Jesus dos Navegantes (junto à Igreja Paroquial de Paço de Arcos) teremos os Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (Occo) pelas 18h num programa que inclui o Quarteto em Fá menor N.º 11 Op. 95 de Beethoven e o Quarteto em Ré Maior N.º 11 Op. 13 de Mendelssohn.

Subindo um pouco mais para Norte teremos em Aveiro (saudações para a nossa leitora Moura Aveirense, desta vez não nos esquecemos) no Teatro Aveirense pelas 16h uma interpretação de Pedro e o Lobo de Prokofiev  pela Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida por António Victorino D'Almeida que será também o narrador. Salienta-se claro que esta obra composta por Prokofiev em 1936 é especialmente destinada aos mais novos procurando explicar-lhes a sonoridade dos vários instrumentos. Os bilhetes têm preços acessíveis (€4) por isso é uma óptima ocasião para cumprirem o desígnio máximo deste blog: Sensibilizar novos ouvintes para a música clássica.

Na Invicta cidade do Porto teremos a Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música  dirigida por Michail Jurowski na Casa da Música do Porto num concerto intitulado "Alma Russa" com obras de Tchaikovski (3ª Sinfonia) e Prokofieff (7ª Sinfonia). Será no Domingo 24 às 18h. Ainda na Casa da Música mas agora nog Sábado às 21:30 não podemos deixar de citar o concerto do Remix Ensemble que festeja o seu 10º Aniversário.

Finalmente em Mogadouro (no que diz respeito ao Continente) teremos também hoje Sábado às 21:30 a Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo na Casa da Cultura de Mogadouro. O programa inclui obras de Carl Maria von Weber, Richard Wagner e Rimsky-Korsakov neste caso a sempre fantástica Scheherazade (Op. 35) . Será solista a soprano Ana Maria Pinto.

Na Madeira para terminar o nosso roteiro ficamos contentes por referenciar o I Festival de Órgão da Madeira neste caso com um concerto na Igreja de Santa Clara (Funchal) no Domingo às 18h pelo grupo Capella Patriarchal dirigida pelo maestro e Organista João Vaz. O programa é composto pela obra de Fr. Fernando de Almeida (1620-1660) "Missa a 4 Kyrie (SanctusBenedictus)".

Oportunidades na Amazon