terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Mozart - Quarto Concerto para Violino K. 218

Como prometido hoje iremos abordar o quarto concerto para violino de Mozart terminando assim o ciclo dos cinco concertos para Violino solo compostos durante o ano de 1775.

Esta obra K.218 tem tal como as restantes quatro uma estrutura clássica em três andamentos (rápido-lento-rápido):

1. Allegro-Sonata Form
2. Andante cantabile
3. Rondeau (Andante grazioso - Allegro ma non troppo)

Vamos também aproveitar esta oportunidade para vos introduzir dois grandes violinistas ambos franceses (não a minha costela francesa não tem nada a ver com esta escolha - não sou dos que canto cocorico a todas as ocasiões), mas neste caso estas interpretações que seleccionei são mesmo as melhores disponíveis e ainda por cima são de instrumentistas já desaparecidos, um deles em circunstâncias trágicas como iremos mais tarde ver.

Em primeiro lugar gostava que ouvissem o primeiro andamento interpretado por Christian Ferras (1933-1972). A pedido do poster do video no You Tube não é possível embeber o vídeo no post por isso terão de clicar aqui para ver o dito.

Para o segundo e terceiro andamentos propomos a interpretação de Zino Francescatti (1902-1991).

Segundo Andamento


Terceiro Andamento


Pessoalmente tenho de vos confessar que esta é uma das peças de Mozart de que mais gosto ... Para amanhã ainda não sei se vamos continuar com a música instrumental ou se vamos voltar ao canto ... Será uma surpresa até para mim !

Oportunidades na Amazon