segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 07

Começando pelo habitual relatório sobre a proveniência das vistitas por países Portugal mantém-se na frente com 395 visitas contra 322 do Brasil. A surpresa vem do Reino Unido que com 26 visitas assume o terceiro lugar. No que diz respeito a cidades Lisboa continua a liderar com 158 seguida de São Paulo com 69 e a Invicta cidade do Porto com 68.

Não se esqueçam de apoiar os nossos dois portugueses na Orquestra Virtual do You Tube (leiam o post e os comentários aqui) e participem na determinação da lista para votação do melhor concerto para violino aqui !

1. tchaikovsky como escritor : A minha resposta a esta questão baseia-se no livro de Rosa Newmarch que estamos também a utilizar como base para a biografia do compositor que estamos a escrever e de que podem ler aqui a primeira parte. Quanto à actividade de Tchaikovsky como escritor e falando aqui da obra que se destinava a ser publicada (não falando por enquanto das suas cartas) o mais interessante do conjunto de escritos que o compositor deixou é o que esses escritos deixam perceber sobre a sua concepção estética. Tchaikovsky como era seu timbre levava muito a sério a sua actividade mas não se considerava grande escritor. Quanto à correspondência que existe em quantidade apreciável, aqui obviamente o interesse centra-se na compreensão das motivações e dos tormentos porque passava e como estes quase milagrosamente raramente transparecem na sua música e quando o fazem são de tal forma sublimados que se tornam eles também arte. Fica prometido no ambito da biografia de Tachaikovsky uma visita mais prolongada aos seus escritos.

2. versuch über die wahre art das clavier zu spielen : Trata-se uma obra de Carl Philipp Emanuel Bach (em português creio que o título será algo como Ensaio sobre a verdadeira arte de tocar cravo). Podem encontrar esta obra na Amazon por exemplo aqui Versuch über die wahre Art, das Clavier zu spielen .

3. traducao em portugues da opera arianna lasciatemi morire : Esta ária é a única sobrevivente da ópera de Monteverdi "Arianna". Também conhecida por lamento de Arianna. Esta canção está dividida em quatro partes. A primeira parte, bastante curta, diz:

Lasciatemi morire!
E che volete voi che mi conforte
In così dura sorte,
In così gran martire?,
Lasciatemi morire!

O que em português fica:

Deixai-me morrer!
O que quereis que me console
numa sorte assim tão cruel,
Em tão grande martírio?
Deixai-me morrer!

As restantes partes são um pouco longas para este post mas fica já prometida esta tradução.

4. traduções de cancoes de shubert por eduardo gabarra : Foi com base nestas traduções que vos falámos do ciclo de canções de Schubert Winterreise que podem ler aqui.

5 - teoria de rameau : Rameau foi um dos primeiros grandes teóricos da história da música tendo-se envolvido em polémicas com os enciclopédistas como Diderot e Rousseau. O seu tratado "Traité de l'harmonie réduite à ses principes naturels" assim como as precisões, correcções e desenvolvimento que lhes sucederam são uma das bases da teoria musical de hoje. Embora os seus métodos e teorias estejam hoje um pouco datados não podemos deixar de lhes reconhecer uma importância fundamental.

6. - as estaçoes her haydn: Sim Haydn também escreveu uma "Estações" no caso um oratório de que falámos ainda que de forma muito breve aqui. Neste ano de Haydn voltaremos certamente a este tema.

7. - shinichi suzuki 1898: Grande pedagogo japonês que inventou um método (um melhor que propôs uma filosofia) de ensino do violino mas que foi já adaptada a outros instrumentos e mesmo outras formas de arte. Esta forma de encarar o ensino em que a exigência e o carinho não são considerados polos opostos é em meu entender parte da resposta às questões que nos colocamos hoje em dia no que diz respeito à educação. Falamos deste pedagogo aqui.

8. -maestros do seculo 20 : Nós temos uma lista aqui. Ajudem-nos a completá-la !

9. - biografia do pianista norteamericano van cliburn : Pois não falamos muito neste grande pianista aqui neste blog ... Hoje é dia de promessas já vi pelo que aqui fica mais uma ...

10. - gottfried august homilius : Compositor alemão (1714 – 1785) de que não falamos neste blog. Aluno de Johann Sebastian Bach compôs essencialmente música sacra. Oiçam aqui um exemplo.

Extra dez pesquisa o prémio perplexidade da semana "gira discos com colunas incorporadas" . Porque razão viria alguém a este meu blog à procura de semelhante artefacto do passado ? Depois lembrei-me que falei de um velho gira-discos em que ouvi vezes sem conta o Danúbio Azul e a Valsa do Imperador, a minha introdução à música clássica. Esse post está aqui. Desvendado o mistério !

Oportunidades na Amazon