segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Um flash mob diferente

Outro dos vídeos que anda a circular pelo Facebook não pode deixar de me tocar pela simples razão que interpretam uma versão (algo batoteira é verdade) mas uma versão de uma parte da Nona sinfonia de Beethoven claramente a minha obra preferida, aquela obra que se tivesse de levar para uma ilha deserta apenas uma ...

Só para que fiquem a saber este vídeo não é recente - data de 2012, 5 de Maio para ser exacto e resulta das comemorações do 130º  aniversário do Banco Sabadell que resolveu culminar as celebrações com a oferta à cidade de Barcelona deste Flash Mob.

Obviamente inspirador e inspirado. Quem escolhe a Nona só pode ter muito bom gosto. Quem nunca ouviu esta sinfonia inteira ao vivo não pare por aqui. Siga o meu conselho não perca a próxima oportunidade para o fazer. Entretanto pode ir ouvindo gravações mas nada, absolutamente nada substitui uma sala de concerto com uma orquestra, coro e solistas ao vivo. Primeiro o Flash Mob



E agora a sinfonia na sua versão original tal como foi escrita por Beethoven (apenas a parte semelhante a esta). A propósito esta gravação que vos proponho de 1989 é ela também um documento histórico só por si. Foi interpretada depois da queda do Muro de Berlim (e por isso apelidada Ode à Liberdade - o original é Ode à Alegria). Na orquestra estavam músicos das duas Alemanhas, do Reino Unido, da França e da Rússia. Direcção de Leonard Bernstein. Quando o Mundo for livre todos os Homens serão irmãos.

Uma história da música em 7 minutos

Tem circulado pelo Facebook e vários amigos meus já fizeram posts com esta animação que resolvo partilhar aqui no meu blog para futura referência. Há alguns pontos discutíveis mas são detalhes de pouca importância numa animação essencialmente brilhante. Já tínhamos as conferências do Rui Vieira Nery - A História da Música à velocidade da Luz - aqui demonstra-se que Einstein poderia não ter razão. Essa velocidade foi essencialmente ultrapassada ... Divirtam-se pelo menos tanto quanto eu a ver isto, um pouco menos de 7 minutos de verdadeiro êxtase!

Oportunidades na Amazon