quinta-feira, 24 de junho de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#24- 2010)

Antes de começar com as pesquisas a sério como vem sendo por vezes o caso selecciono uma pesquisa que por uma razão ou outra me fez rir ou me pareceu francamente impossível ... A semana passada alguém colocou no Google as seguintes palavras "musica classica não lembro o nome". Lamento mas não temos neste blog nenhum módulo telepático que seja capaz de ajudar este leitor ... Desejamos no entanto profundamente que em breve lhe volte a memória e retorne a este blog para procurar o que não encontra ...

Deixem-me também dizer-vos que as 10 pesquisas que se seguem foram escolhidas entre 221 pelo que claramente muitas outras mereceriam ser respondidas ...

As pesquisas mais interessantes (Semana 24 de 2010)

poema as quatro estações vivaldi : De vez em quando colocam-nos esta questão. Na verdade os quatro concertos que constituem "As Quatro Estações" de Vivaldi eram precedidos pela leitura de uns poemas que estabeleciam o contexto dos concertos. De certa forma pode considerar-se que esta obra estabelece a música programática enquanto género.
sarah chang discografia : Quando escrevemos uma curta biografia desta interprete incluímos uma discografia pelo que recomendamos a leitura deste post. A essa discografia posso agora acrescentar o disco editado em 2009 que é constituído pela habitual junção dos concertos para Violino de Brahms e Bruch. Confesso que ainda não ouvi. De qualquer forma para saberem tudo sobre esta interprete recomendamos uma visita ao seu site oficial.
"gosto de bruckner" : Eu também gosto. O que mais posso dizer? Ninguém é perfeito? :-) ... Fora de brincadeira podem ler aqui uma biografia do ultra romântico e mal amado compositor.
1809 – morte de haydn
9 sinfonia de beethoven maestro joao carlos martins novela viver a vida, joao carlos martins discos :  Têm sido vários as pesquisas sobre este maestro e esta novela. Em primeiro lugar volto a dizer-vos que se trata de uma lição de vida em segundo lugar volto a dizer-vos que contrariamente ao que tenho lido em alguns foruns a música final não é de Bach mas sim de Beethoven como está referido na pesquisa que seleccionamos, em terceiro lugar e talvez o mais importante o número de pesquisas mostra que quando existe divulgação em "prime-time" de música clássica as pessoas interessam-se e gostam. É tudo uma questão da forma de apresentação e da selecção de reportório para iniciação como por vezes vos tenho dito. Finalmente relativamente  à discografia do interprete e maestro é uma boa questão.
chopin estudos, chopin valsas, polonaises completas - chopin : Sendo o ano Chopin é lógico que apareçam mais pesquisas sobre a obra deste compositor. Nós já falamos dele  e da sua obra em particular das valsas, estudos e polonaises que estes nossos leitores procuravam. Mas não o fizemos de forma exaustiva pelo que fica aqui prometido que este ano para festejar este aniversário (e também o de Schumann)  faremos novas visitas às obras desses compositores.
lang lang : Lang Lang é um pianista chinês nascido a 14 de Junho de 1982 em Shenyang. Criança prodígio desde cedo demonstrou enormes capacidades embora a sua entrada no Conservatório Nacional não tenha sido propriamente pacifica. Lang Lang apesar da sua juventude dispõe já de uma notável discografia e experiência enquanto concertista tendo tocado com as principais orquestras mundiais. Tive já a oportunidade de o ouvir uma vez ao vivo sendo uma experiência única pese embora a sua tendência para um pouco de espectáculo a mais (expressividade a mais se preferirem). O site oficial é um bom local para procurar mais informação sobre este notável pianista.
malcuzynski concerto nº 1 brahms : Malcuzynski (1914-1977) foi um notável Pianista Polaco que fugiu para Portugal em 1940 e daí para a Argentina. Grande especialista de Chopin. Não encontramos no You Tube o concerto que o nosso leitor procurava e por isso escolhemos uma obra de Chopin no caso a "Polonaise nº1".
quem é david oistrakh . Violinista Russo (mais precisamente ucraniano) e certamente um dos melhores de todos os tempos. Publicamos uma curta biografia aqui.
valsa do minuto porquê:
valsa lá bemol 39 brahms youtube : Este leitor estava à procura da Valsa nº 15 do Opus 39 de Brahms, um conjunto de 16 valsas compostas em 1865 e publicadas dois anos depois. Este conjunto de valsas foi dedicado a Eduard Hanslick. Obras originalmente para 4 mãos foram adaptadas pelo próprio Brahms para serem tocadas a solo em duas versões (uma simples e uma outra complexa). As três versões foram publicadas em conjunto sendo um dos maiores sucessos comerciais de Brahms. Em particular a valsa nº15 é hoje em dia uma das obras mais interpretadas do reportório de Brahms distinguindo-se das restantes peças deste conjunto. Leiam aqui o nosso post sobre este conjunto de obras (com um apontador a uma fantástica interpretação de Evgeny Kissin.
Virgílio marcela caldeira violino : Jovem violinista madeirense que estuda no Conservatório da Madeira e segundo prémio na categoria Jovem do 4º Concurso Capela.



Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 562 visitas de 11 países diferentes das quais 339 de Portugal , 213 do Brasil e 2 da India em terceiro lugar uma posição inédita e que não penso voltar a repetir-se. Lisboa com 101 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 44 visitas e finalmente em terceiro São Paulo com 36 visitas.

Destas 79 foram directas, 92 foram através de sites de referência enquanto 366 foram de motores de pesquisa. 25 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 36 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 199 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 814 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi  Concurso Capela 4ª Edição - Concerto dos Laureados que foi lido por 40 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi o Braganza Mothers - Um blog que não se recomenda (32 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Lista de Interpretes e Músicos  (32 vezes).

Oportunidades na Amazon