segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #36)

Pesquisas da Semana
  1. auf flugeln des gesanges tradução: Sim temos a tradução desta canção de Mendelssohn neste blog mais precisamente neste post.
  2. compositor barroco lully : Jean Baptiste Lully foi um dos mais representativos compositores do barroco francês. Pode ler aqui uma curta biografia.
  3. grande valsa -brilhante - chopin : Falamos desta valsa aqui numa não menos brilhante interpretação do nosso maestro António Vitorino de Almeida.
  4. karl richter : Falámos deste maestro a 15 de Outubro de 2007 na data do que seria o seu aniversário se não tivesse falecido tão novo com apenas 54 anos em 1981.  Grande especialista de Bach, Karl Richter procurou encontrar um Bach mais puro mais livre de alguns maneirismos românticos que aos poucos se tinham introduzido.
  5. músicas de vivaldit para ouvir da primavera no kboing : Lá está esta é uma das pesquisas que acabou por me ensinar uma coisa. kboing é uma rádio online brasileira. Enfim a selecção de música clássica não é propriamente fantástica e a denominação de algumas obras é um pouco "criativa" mas enfim é uma forma possível de ouvir música. No que diz respeito à pesquisa do nosso leitor, sim há Vivaldi e sim há as quatro estações e mais p+recisamente a primavera só que terá de procurar por "Four Seasons" já que a denominação não foi traduzida contrariamente a outros trechos (aliás quando há pouco me queixava de alguma criatividade este é um dos aspectos que pode dificultar um pouco encontrar uma peça específica). Aliás esta pesquisa de certa forma fez-me seleccionar um tema que creio poderá ser útil para todos: Rádios de Música Clássica (ou com música clássica) online. Fica aqui a promessa que durante esta semana vamos aqui oferecer uma lista.
  6. nascimento de tchaikovsky : Tchaikovsky nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk. O pai era engenheiro de minas. Podem ler mais sobre a vida deste compositor nesta biografia.
  7. nona sinfonia de schubert : Uma das sinfonias que está na corrida para o título da "nossa sinfonia preferida". Está na corrida mas está atrasada um pouco como o meu Sporting, desculpem a intromissão desportiva mas ainda estou em estado de choque pela vitória tangêncial de há umas horas ... Fãs de Schubert leiam aqui o que dissemos sobre esta obra, uni-vos e votai :-)
  8. o fidelio opera: De vez em quando há neste blog uma pesquisa sobre a única ópera que Beethoven compôs. Falámos dela aqui.
  9. sarah chang se casou: Que eu saiba não. Pelo menos no site oficial não existe menção ao facto. confesso que não ligo muito a estes aspectos mas se algum leitor tiver mais informações sinta-se à vontade. Já que uma vez procuramos identificar a namorada de Beethoven podemos perfeitamente especular sobre o eventual marido de Sarah Chang, quem sabe fazer uma fotonovela ?
  10. vida e obra do compositor oscar rieding: Oskar Rieding foi um compositor e violinista alemão mas que se radicou e viveu durante a maior parte da vida na Hungria. Aliás do ponto de vista de composição a sua maior contribuição foi sem dúvida para a música hungara quer pela suas obras quer pela regência da Orquestra da Ópera de Budapeste. Além disso foi um proeminente professor tendo composto alguns concertos de violino para estudantes alguns dos quais (em particular o Op. 35) continuam a fazer parte do reportório dos jovens alunos de violino.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 485 visitas (+6,36%) das quais 309 de Portugal (+2,66%) e 143 do Brasil (+17,21%). No terceiro lugar a França com 7 visitas. Depois da surpresa da semana passada em que Ponta delgada pela primeira vez destronou a cidade de Lisboa esta semana Lisboa voltou ao primeiro posto com 82 visitas (+18,84%) em segundo lugar ficou precisamente  Ponta Delgada  com 57 visitas e em terceiro lugar a Invicta cidade do Porto com 53 (+20,45%).
Destas 126 foram directas (-3,08%), 152  foram através de sites de referência (+4,83%) enquanto 207 foram de motores de pesquisa (+14,36%).

Oportunidades na Amazon