quarta-feira, 30 de julho de 2008

A Valsa

Um dos temas que nos aparece frequentemente nas pesquisas é a valsa. A Valsa é uma composição em ritmo ternário (simplificando isto significa que de três em três unidades de tempo existe um tempo forte, ou seja o famoso UM-dois-três , UM-dois-três).

Apesar de ser muitas vezes associada com dança a verdade é que para além das composições criadas para esse efeito (muitas vezes sem grande pretensão de arte) existem obras que foram compostas sem qualquer intenção de serem dançáveis.

Confesso-vos que a minha introdução à música clássica se fez precisamente com o Danúbio Azul e a Valsa do Imperador que eu tinha num velho disco de 45 rpm e que pertencia à minha mãe. Ouvi esse disco vezes sem conta, é que foi-me dado juntamente com um velho giradiscos daqueles que tinham uma espécie de coluna incorporada e se fechavam como mala, lembram-se ?

Para além destas valsas de Strauss as minhas preferidas são as Tchaikovsky (veja aqui a Valsa das Flores), Chopin (Veja aqui um dos exemplos).

Workshop OML Verão 2008

Como vos prometi embora não tenha imagens ou videos do concerto final vou tentar contar-vos um pouco do que se passou na semana de preparação e no referido concerto.

Mais de 200 instrumentistas com idades entre 6 e 16 anos estiveram uma semana no Colégio Militar em regime de internato com mais de 4 horas de ensaios e mais umas quantas de estudo individual por dia.

Os jovens foram divididos de acordo com o instrumento praticado e também com o grau de conhecimento musical. Foi assim constituída uma mini orquestra de percussão, uma orquestra cordas de iniciação, uma orquestra de sopros e uma verdadeira orquestra sinfónica (bem quase :-)) juntando os alunos mais avançados de cordas.

No concerto final a Orquestra de Cordas brindou os espectadores com um Guantanamera e uma Bamba, a Orquestra de Iniciação de cordas tocou várias peças entre as quais um extracto de uma composição de Handel adaptada ao grau dos instrumentistas . A orquestra de sopros tocou entre outras composições uma excelente versão do Fantasma da Ópera.

A peça de resistência se quiserem esteve a cargo da Orquestra de Cordas avançada a que se juntaram sopros e percussão e que interpretaram a Serenata para Orquestra de Cordas em Mi Menor Op. 20 de Elgar e o Poema Sinfónico para Orquestra Die Moldau de Smetana que podem ouvir aqui. Foi espectacular.

Na próxima pascoa haverá mais um workshop. Se conhecerem crianças ou adolescentes que estejam a aprender um instrumento e queiram tocar em orquestra ... é uma oportunidade a não perder. Marquem o site da OML para mais informações.

Oportunidades na Amazon