segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#14)

As frases a bold são frases que vários cibernautas pesquisam no Google , pesquisas essas que os trazem aqui ao nosso blog. Como já vos expliquei não tenho obviamente forma (nem quero ter) de saber quem perguntou o quê, escolho aquelas perguntas que me parecem mais interessantes e que não obtiveram resposta ... Como sei que não a obtiveram? Bem porque segundo o Google não estiveram mais do que 30s no nosso blog ... Esta semana foram mais de 500 pesquisas.

"origens históricas da sonata":
A forma de sonata é essencialmente uma criação do período clássico numa altura em que se procurava atingir a forma perfeita através de regras bem definidas. A forma de sonata é alvo de um estudo aprofundado do ponto de vista teórico desde essa altura. Dado que este tema merece só por si um post aqui fica a promessa que voltaremos a este assunto em breve.

"sugestões para quem gosta de musicas fúnebres": Bem, gostos não se discutem. Proponho-vos assim que oiçam o Terceiro Andamento da Sonata nº 12 de que falámos aqui, ou em alternativa a terceira sinfonia do mesmo compositor também seria uma hipótese ou então o terceiro andamento da Sonata para Piano nº 2 Op. 35 em Si Bemol Menor de Chopin.

"período romântico musica": O período romântico é o período que se segue ao período clássico. É deste período que estamos neste momento a falar em que predominam compositores como Brahms por exemplo só para referir o ultimo de que falámos.

"grande messe des morts" : Uma das obras mais conhecidas de Berlioz de que falámos aqui.

"eu quero o conceito da musica clássica": A definição de música clássica é uma adição recente do nosso blog que podem encontrar aqui. É um texto fortemente baseado num dos programas de Leonard Bernstein "Concertos para Jovens". Espero que gostem. Claro que ainda o vamos melhorar mas neste momento é a melhor explicação que temos.

Oportunidades na Amazon