quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Dennis Brain (1921 – 1957)

Vida

Dissemos no nosso post sobre a sonata para Trompa e Piano de beethoven (op. 17) que Dennis Brain era uma espécie de James Dean dos instrumentistas de sopro. Na verdade conheceu uma morte estúpida e prematura aos 36 anos de idade quando voltava de carro do Festival de Edinburgo onde tinha tocado com o seu quinteto de sopros.

Oriundo de uma familia de músicos desde muito cedo começou a aprender orgão e piano já que o seu pai acreditava que apenas se devia aprender Trompa a partir do fim da adolescência quando a boca e dentes estivessem perfeitamente formados.

Com 21 anos foi alistado no exercito britanico na eclosão da Segunda-Guerra mundial tendo percorrido os estados Unidos com a recém criada Sinfónica da Royal Air force numa tournée de "Boa Vontade".

Conhecido por ser manifestamente pouco cuidadoso com os instrumentos musicais de que dispunha Dennis Brain gostava igualmente de carros desportivos. Tal como James Dean faleceu num acidente automóvel quando voltava de um concerto em Edimburgo para a sua residência em Londres no seu Triumph TR2.

Obra

Deve-se a Dennis Brain a elevação da Trompa à categoria de instrumento solista. Deve-se em particular a ele as melhores interpretações dos concertos para Trompa de Mozart, a divulgação dos dois concertos para Trompa de Richard Strauss tendo também sido o primero instrumentista (nos tempos actuais) a tocar o concerto para Trompa de Haydn.

A excelência da sua interpretação incentivou numerosos compositores a comporem obras especificamente para ele, entre os quais poderemos salientar Britten e Hindemith.

Estes factos permitem-nos dizer que o reportório de solista de Trompa hoje e inclusivamente os standards pelos quais os instrumentistas neste instrumento são aferidos se devem a Dennis Brain.

Veja aqui uma interpretação da sonata para trompa e piano de Beethoven.

Beethoven - Sonata para piano e trompa - Op. 17

Hoje vamos ouvir uma sonata para um instrumento completamente diferente. Trata-se da Sonata para Piano e Trompa Op. 17 em Fá maior publicada em 1800.

Tem três andamentos . Para ilustrar a sua interpretação encontramos no You Tube um filme de Dennis Brain que é uma espécie de James Dean dos instrumentistas de Sopro. Porque não teremos talvez tão cedo uma outra oportunidade para contar a sua história resolvi fazê-lo num segundo post hoje, que poderá ler aqui.

No que diz respeito a esta sonata o primeiro andamento é um allegro moderato, o segundo Poco Adagio, quasi Andante e finalmente o terceiro andamento é um Allegro Moderato. Podem ouvir esta Sonata dividida em duas partes: aqui e aqui. O primeiro filme tem ainda uma excelente introdução sobre a trompa e especificamente a diferença entre a trompa do tempo de Beethoven e a dos nossos dias. Só por essa introdução vale a pena ouvir.

Oportunidades na Amazon