quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Leonard Bernstein - Parte 3

Também em 1951 Leonard Bernstein dirigiu a estreia da sinfonia nº2 de Charles Ives. Notem que esta obra datava de 1901 mas nunca tinha sido estreada. Aliás este é um ponto muitas vezes ignorado da vida e obra de Bernstein que convém por isso salientar. O ponto que queremos enfatisar é o trabalho extraordinário que o maestro desenvolveu para conseguir divulgar e promover a obra de compositores americanos (e não só) contemporâneos. Foi o caso de Charles Ives mas foi também o caso de Copland (Bernstein tocou ao piano as "Variações" de Copland tantas vezes que estas eram quase consideradas a sua "marca" enquanto pianista) como também de Olivier Messiaen ou Carl Nielsen.

Talvez por ser ele próprio compositor e conhecer as dificuldades de conseguir fazer a sua música ser ouvida Leonard Bernstein revelou sempre muita disponibilidade para este tipo de divulgação.

Em 1957 Bernstein iniciou uma relação com a Filarmónica de Nova Iorque que iria durar até 1969. Neste período fez a série de 53 programas "Concertos para Jovens" que o tornaram conhecido na América e no Mundo. Uma parte destes concertos como já vos disse aqui pode ser adquirido em DVD que é uma colecção que recomendo obviamente. Há alguns programas que são pura e simplesmente geniais do ponto de vista da divulgação da música. Ia dizer da música clássica mas na verdade seria fazer-lhe uma grande injustiça. Não se fala apenas de uma das formas de música nos programas de Leonard Bernstein. Fala-se de música simplesmente.

Em 1960 grava o primeiro ciclo completo das sinfonias de Mahler, compositor com o qual é óbvio que Bernstein se identifica muitíssimo. Aliás para terminar e ligando com o tópico anterior basta ouvir o programa que Bernstein lhe dedicou (a Mahler) no ciclo de Concertos para Jovens para percebermos que Bernstein compreendia o drama do compositor. Não ser tomado a sério como compositor por ser também Maestro!

Aliás no mundo de hoje em que a especialização é palavra de ordem e em que se dá muita importância a uma total concentração num tópico exclusivo esse programa é extraordinariamente didáctico. Claro que podem também ler Saint-Exupery dividido entre a aviação e a literatura ...

Nova Votação

Como estamos ultimamente a falar muitas vezes de Violoncelo e ainda relativamente pouco de Violoncelistas vamos lançar uma votação para um especial. Desta vez para votação vamos propor um conjunto de verdadeiro luxo. Vai ser difícil a vossa escolha:

Pablo Casals (1876 – 1973)
Mstislav Rostropovich (1927 – 2007)
Jacqueline du Pré(1945 – 1987)
Julian Lloyd Webber (1951)

Por sugestão do nosso atento leitor Pianoman vamos adicionar a nossa grande violoncelista Guilhermina Suggia. Para isso vamos ter de refazer a votação. Os votos já colocados serão adicionados no final.

Temos até agora 7 votantes e 10 votos:

Pablo Casals: 4
Mstislav Rostropovich: 1
Jacqueline du Pré: 4
Julian Lloyd Webber: 1

Oportunidades na Amazon