sexta-feira, 18 de abril de 2008

Recomendações da Quinta (Parte 2) 18.04.2008

A segunda parte das minhas recomendações de quinta já estão a ser feitas à sexta-feira ... enfim um misto da nossa tradição. Esta segunda parte das minhas recomendações destina-se exclusivamente aos Dias da Música no CCB.

Obviamente a escolha é muita e variada. Na Sexta já vos falei do Roby Lakatos às 23:30 no Grande Auditório e no Sábado também já recomendei os Violinhos às 15h.

Quanto ao resto das recomendações aqui ficam ... Notem que as recomendações baseiam-se na qualidade das formações mas também no tipo de obras que vão interpretar. Procurei no espírito deste blog não recomendar peças "dificeis". Porque senão muitas outras recomendações teriam de ser feitas, aliás verdade seja dita este ano a programação é muitissimo rica em variedade e qualidade. Não se esqueçam também que existem para além dos concertos uma série de outras actividades como ateliers (para os mais novos, algumas engraçadissimas como o quarto dos sons e dos ecos) e também conferências.

A sério se estiverem em Lisboa ou perto de Lisboa não percam a oportunidade. Sim eu sei, não é como a Festa da Música, eu também fiquei triste na altura mas não serve de nada amuar ... e o programa este ano tem excelentes interpretes.

Se puderem não percam o Quarteto Prazak um dos quartetos mais representativos em actividade. Na sexta-feira às 22h (A7) poderão ouvi-los a tocar Beethoven (quarteto para cordas nº 13 Op. 130) no Sábado às 22h (B31) podem ouvi-los também com um outro quarteto para cordas de Beethoven (nº 15 Op. 132) e ainda no Sábado às 16h (B28) também um outro quarteto para cordas de Beethoven (nº 14 Op. 131). No domingo às 17h (C30) este quarteto continuará com Beethoven (Op. 133 e Op. 135).

Quanto aos quartetos recomendava também o New Helsinki Quartet que podem ouvir no Sábado às 20h B.20 (Schubert) e no Domingo 19h C 21 (Brahms) - pessoalmente escolheria este ultimo.

Recomendaria ainda o Leipziger Streicht Quartett (Quarteto de Cordas de Leipzig) Domingo 17h (C25) ou Domingo 11h (C27) em ambos os casos Beethoven ou o ainda o Tokyo String Quartet C18 ou C31 (atenção que no C18 conta com a participação de Pedro Carneiro na Marimba). Schubert, Webern e Smetana - uma escolha um tudo de nada menos "mainstream" ...

Qualquer um destes agrupamentos são formações de topo na música de câmara, uma garantia de excelentes interpretes e excelente música.

Em termos de orquestras não podem perder o Divino Sospiro nem a English Chamber Orchestra. ou tão pouco a Neue Hofkapelle München. Como os primeiros estão cá sempre e terão outras oportunidades se tiverem de escolher então prefiram as duas ultimas (mas só por isso ... ). Além destas terão ainda a oportunidade de ouvir a Orquestra do Algarve e a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Confesso que vou aproveitar para ouvir pela primeira vez a Orquestra do Algarve que já tenho várias vezes recomendado nos seus concertos no sul do país e que provavelmente vou também tentar ouvir a Metropolitana pela primeira vez com Dumay. Aqui desculpem mas já não consigo recomendar especificamente os concertos, talvez tenha tempo amanhã para o fazer para os concertos de Domingo ... mas consultem o programa no CCB. Qualquer um dos concertos da English Chmaber Orchestra, da Neue Hofkapelle München são valores seguros.

Oportunidades na Amazon