Hoje vamos continuar com as obras de Mozart para piano solo. Desta vez vamos falar da outra peça que Mozart escreveu numa tonalidade menor no caso Dó.
Esta peça é a K.457 também em três andamentos:
I. Molto allegro
II. Adagio
III. Allegro assai
Esta peça foi publicada juntamente com uma Fantasia também em Dó menor (K.475). Embora não se saiba ao certo se Mozart pretendia que isto fosse assim as duas peças são muitas vezes incluídas em conjunto em programas de concertos, sendo a fantasia pela sua natureza menos "formal" tocada antes da Sonata como uma espécie de introdução.
Para a sua interpretação escolhemos um pianista que embora não seja um especialista de Mozart não deixa de ter aqui uma belíssima interpretação: Aldo Ciccolini um grande pianista francês de ascendência Italiana e professor exímio de toda uma geração de novos pianistas entre os quais Artur Pizzaro que pudemos ver recentemente entre nós.
Quanto à explicação prometida para os números e letras com que às vezes vos procuramos confundir. São simplesmente referências para as obras. Estas referências foram compiladas por musicólogos diferentes, no caso de Mozart por Ludwig von Köchel . Assim K.210 significa que se trata da obra nº210 da lista de Köchel. Nada de muito complicado. Poderão perguntar mas então porque razão também temos por vezes a designação "Opus". Por exemplo neste caso "Opus 11" é o que poderia estar escrito num programa de concerto. Este nome/número diz respeito à data de publicação , neste caso Opus 11 refere-se às duas obras K457 e K475 que foram publicadas em conjunto.
Já agora a titulo de curiosidade este catálogo foi revisto várias vezes mas uma delas por uma pessoa que não esperávamos ver nesta função: Albert Einstein !
A única música que precisa de embalagem é a música de plástico.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
A primeira proposta da Semana - É teatro!
Uma das peças que marcou muito a minha adolescência foi sem dúvida "En Attendant Godot". Agora proponho-vos: GODOT NOS INFERNOS no Instituto Franco-Portugais de 11 de Janeiro a 10 de Fevereiro. Sextas e Sábados 21h30 (dia 18 de Janeiro não há espectáculo) e Domingos 17h00 ( apenas dias 20 de Janeiro e 10 de Fevereiro). Preço: 6,50 euros (Desconto de Pin Cultura, Maiores de 65 anos, estudantes, profissionais do teatro e grupos +10: 5,50euros). Informações e reservas:966419650 \ hipocritas@gmail.com
Texto, Adaptação e Encenação: Alexandre Borges
O texto é baseado em: "Huis Clos" de Jean-Paul Sartre e "À Espera de Godot" de Samuel Beckett
Elenco: Ana Chambel l Filipa Pais de Sousa l Manuel Barbosa l Miguel Pires Ramos l Selma Totta l Sara Totta l Sheila Totta l Sofia Ribeiro l Ricardo Lérias
Cenografia: Filipa Ribeiro da Silva
Uma peça em que intervêm como actor um dos bloguistas da nossa vizinhança. Para saberem muito mais sobre a peça, os ensaios, a impaciência da estreia não hesitem e apontem o vosso browser para Aqui. Vale a pena a visita e ficarão, como eu, com vontade de ir ver a peça.
Uma peça em que intervêm como actor um dos bloguistas da nossa vizinhança. Para saberem muito mais sobre a peça, os ensaios, a impaciência da estreia não hesitem e apontem o vosso browser para Aqui. Vale a pena a visita e ficarão, como eu, com vontade de ir ver a peça.
Subscrever:
Mensagens (Atom)