quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mozart - Mais uma obra de piano solo e uma explicação

Hoje vamos continuar com as obras de Mozart para piano solo. Desta vez vamos falar da outra peça que Mozart escreveu numa tonalidade menor no caso Dó.

Esta peça é a K.457 também em três andamentos:

I. Molto allegro
II. Adagio
III. Allegro assai

Esta peça foi publicada juntamente com uma Fantasia também em Dó menor (K.475). Embora não se saiba ao certo se Mozart pretendia que isto fosse assim as duas peças são muitas vezes incluídas em conjunto em programas de concertos, sendo a fantasia pela sua natureza menos "formal" tocada antes da Sonata como uma espécie de introdução.

Para a sua interpretação escolhemos um pianista que embora não seja um especialista de Mozart não deixa de ter aqui uma belíssima interpretação: Aldo Ciccolini um grande pianista francês de ascendência Italiana e professor exímio de toda uma geração de novos pianistas entre os quais Artur Pizzaro que pudemos ver recentemente entre nós.



Quanto à explicação prometida para os números e letras com que às vezes vos procuramos confundir. São simplesmente referências para as obras. Estas referências foram compiladas por musicólogos diferentes, no caso de Mozart por Ludwig von Köchel . Assim K.210 significa que se trata da obra nº210 da lista de Köchel. Nada de muito complicado. Poderão perguntar mas então porque razão também temos por vezes a designação "Opus". Por exemplo neste caso "Opus 11" é o que poderia estar escrito num programa de concerto. Este nome/número diz respeito à data de publicação , neste caso Opus 11 refere-se às duas obras K457 e K475 que foram publicadas em conjunto.

Já agora a titulo de curiosidade este catálogo foi revisto várias vezes mas uma delas por uma pessoa que não esperávamos ver nesta função: Albert Einstein !

3 comentários:

  1. Hehehe...os "01" e os "10" fazem-lhe alguma confusão...

    ResponderEliminar
  2. LOL ... é o que dá escrever demasiado tarde. Se calhar é dislexia, na verdade nunca tinha dado por isso mas tendo a trocar números desse tipo. Por exemplo as K.475 e K.457 foram difíceis de acertar ...
    Bem obrigado pela leitura atenta.

    ResponderEliminar
  3. As K.457 e K.475 (que toquei ambas no meu exame de 8ºgrau de piano) foram também um quebra-cabeças para mim para decorar a sua numeração. Tive que arranjar um truque para decorar: tendo em conta a ordem normal fantasia-sonata decorei que os nºs são em ordem contrária (decrescente portanto): 475-457.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon