sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tchaikovsky (1840 -1893) : Uma biografia - O nascimento de uma vocação

Esta biografia é baseada em grande parte no resumo do livro:

TCHAIKOVSKY
HIS LIFE AND WORKS, WITH EXTRACTS
FROM HIS WRITINGS, AND THE
DIARY OF HIS TOUR
ABROAD IN 1888

de Rosa Newmarch (traduzi a partir da versão inglesa) editado em 1900, seis anos apenas após o falecimento do grande compositor.

Pyoytr Ilyich Tchaikovsky nasceu a 7 de Maio de 1840 em Votinsk na província de Viatka. O pai era um engenheiro de minas. A mãe russa de vaga descendência francesa é tida como sendo fria e distante. De origens relativamente modestas Tchaikovsky apesar de ter desde muito cedo demonstrado forte aptitude musical foi obrigado a estudar numa escola de direito.

Aparentemente uma série de coincidências acabou por levar Tchaikovsky a considerar a música como carreira. Em primeiro lugar a escola de direito paradoxalmente respirava música graças ao seu patrono em segundo lugar uma competição com amigo leva-o a ter aulas de composição.

É assim que em 1861 entra na classe de composição do professor Zarenka no conservatório embora sem realmente ter a certeza da sua vocação. É nessas aulas que ocorre a ultima das consequências que vai levar Tchaikovsky a considerar a profissão de compositor.

Na realidade Anton Rubinstein tinha por hábito assistir às aulas de Zarenka e um dia vendo a facilidade de Tchaikovsky mas ao mesmo tempo o seu pouco cuidado fala com Tchaikovsky num misto de reprimenda e de encorajamento que o compositor nunca esqueceria e o levaria a tomar a decisão de abandonar o seu posto de jurista para abraçar a carreira de músico.

Este post é o primeiro de uma sequência biográfica sobre Tchaikovsky. Leia a segunda parte aqui.

Oportunidades na Amazon