sábado, 13 de outubro de 2012

Acordai

Em solidariedade com a manifestação desta tarde, embora não subscrevendo alguma das idiotas canções que por lá eventualmente se cantarão, uma haverá que sem dúvida espero se cante: Acordai de Fernando Lopes Graça.


Para além da 5ª de Beethoven. Diz-se que o destino se batesse à porta, bateria assim, com aqueles acordes. Que isso seja o sinal para não confiando no destino queiramos fazê-lo à nossa medida, protestando, intervindo, trabalhando também. Manifestar-se com Beethoven que mais do que tudo foi um verdadeiro revolucionário, apaixonado pela Igualdade e Fraternidade é uma boa forma de começar e de continuar a promover a mudança.



Porque não tenham dúvidas que a música, a arte, a cultura, não são coisas "acessórias". São fundamentais à nossa existência. Sem elas pouco mais somos que escravos ou vegetais.

Mudança com arte com paz com determinação mas sem violência sem procurar bodes expiatórios que mais não são muitas vezes que simples formas de canalizar falsas mudanças. É preciso verdadeiramente Acordar e pensar e não vegetar ...

Maria João Pires - Mozart - Concertos para Piano e Orquestra nº 27 e nº 20

Seguindo a promessa que fizemos terminei de ouvir pela terceira vez o novo disco de Maria João Pires com a Orquestra Mozart dirigida por Claudio Abbado numa interpretação dos concertos Nº 27 e Nº 20 gravados em 2011 em Bolonha cidade visitada por Mozart então com apenas 14 anos.





Os concertos nº27 e nº 20 de Mozart


O primeiro destes dois concertos o nº 27 em Si Bemol Maior K. 595 é o ultimo concerto para piano escrito por Mozart composto nos primeiros dias do ano de 1791 e eventualmente estreado pelo próprio Mozart em Viena em Março do mesmo ano. Isto embora o trabalho de composição possa ter, de acordo com o estudo recente de alguns musicólogos,  ter começado bastante antes mais precisamente em 1789. O concerto segue a forma clássica - andamento rápido (Allegro), andamento lento (larghetto) e de novo um andamento rápido (allegro) - sendo de notar a especial unidade temática do concerto algo que de certa forma é um prenúncio, uma antevisão do período romântico em que esta unidade se tornará fundamental e que possivelmente marcará o conceito de originalidade e de autoria de forma muito diversa daquela que era até então entendida. Este concerto caso tenha sido efectivamente estreado por Mozart na data indicada foi também nesse caso a ultima aparição publica do compositor que viria a falecer em Dezembro desse mesmo ano.

Quanto ao outro concerto, o nº 20 em Ré Menor já falamos dele brevemente aqui quando votamos o nosso concerto de piano preferido. Composto e estreado em 1785 por Mozart foi escrito como sempre rapidamente devido as necessidades financeiras que se acumulavam fruto do rompimento do contrato com o arcebispo de Salzburgo. Note-se que este concerto conseguiu nessa votação um muito honroso 4º lugar.


A Interpretação de Maria João Pires 


Mozart é sem dúvida uma das praias preferidas de Maria João Pires se me permitem a expressão. Nota-se aqui claramente que a pianista está perfeitamente consciente do que pretende transmitir que o diálogo entre o piano e a orquestra é não só perfeito como também revela-se de uma naturalidade transcendente. Só por essa razão este disco recomenda-se sem margem para dúvida. 

A propósito esta semana através de um post no Facebook de um amigo relembrei uma história curiosa envolvendo precisamente Maria João Pires e o segundo destes dois concertos o nº 20. Como sabem este concerto começa com uma introdução bastante longa ... O que aconteceu foi que em Amsterdão com o Maestro Riccardo Chailly o maestro começa a interpretar o inicio do concerto ... e Maria João Pires esperava um outro concerto (isto durante um ensaio aberto ao público com a sala cheia) o maestro tenta persuadir e consegue persuadir Maria João Pires a interpretar precisamente este concerto nº 20 ... isto apenas para vos tentar transmitir através de uma anedota verídica o quanto este concerto e Mozart estão presentes no "adn" da pianista. 



A condução de orquestra 


O que vos posso dizer?  Claudio Abbado no seu melhor possivelmente fazendo deste disco um exemplar que não atingindo a perfeição de outras gravações de referência destes concertos não deixa de ser uma excelente aquisição sobretudo para quem como eu gosta tanto deste maestro como da solista. 


A técnica de gravação


Sinceramente como acontece algumas vezes nestas gravações ao vivo não gosto muito da sonoridade das cordas, demasiado metálicas para meu gosto, com um som que não tem nada a ver com o que podemos constatar ao vivo. Isto dito o piano e a orquestra estão magnificamente equilibrados. 


Resumo


A não perder pela interpretação de Maria João Pires e pela Direcção de Orquestra tentando desculpar uma gravação dos instrumentos de cordas que poderia ser mais natural em meu entender.


Os dois concertos por Maria João Pires


Não nesta gravação que vos recomendo adquirirem quer nos locais habituais quer se preferirem através da Deutsche Grammophon Online mas em outras deixo-vos no entanto a única Maria João Pires na sua interpretação destes dois concertos.

Concerto Nº 27 (K. 595) por Maria João Pires


Orquestra de Câmara da Europa dirigida por Trevor Pinnock gravado em 2010. Este video é do concerto realizado na Cité de la Musique em Paris.





Concerto nº 20 (K. 466) em Ré Menor por Maria João Pires


Orquestra de Câmara de Lausanne dirigida por Armin Jordan numa gravação de 1977.


Estado da Votação - 19 dias para o fim - Peça de Piano Solo Preferida

Desde a ultima actualização tivemos mais 10 votantes num total de 37 votantes o que sem ser satisfatório já começa a ser representativo. Faltam agora 19 dias para esta primeira fase terminar.

Se o período de votação terminasse agora eu teria de escolher 3 obras entre 7 todas com 4 votantes a considerarem-nas meritórias de fazer parte de um Top 25. Não é uma escolha fácil por isso continuem a votar. Neste momento 4 votos (mais um do que a semana passada) já não são suficientes para assegurar a presença na próxima fase da votação.

  1. Chopin - Nocturnos .............................18 
  2. Beethoven - Patética, "Ao Luar", Appassionata ..17 
  3. Bach - Variações Goldberg ......................12 
  4. Mozart - Sonatas para Piano ....................10
  5. Bach - Cravo bem Temperado ..................... 9 
  6. Debussy - Suite Bergamasque .................... 9 
  7. Beethoven - Ultimas Sonatas..................... 9 
  8. Schostakovich - 24 Preludios e Fugas ........... 9 
  9. Bach - Fugas e Tocattas ........................ 8 
  10. Mendelssohn - Canções sem Palavras.............. 8 
  11. Satié - Gnossienes, Gymnopedies ................ 8 
  12. Beethoven - Hammerklavier ...................... 8 
  13. Chopin - Polonaises ............................ 7 
  14. Albeniz - Ibéria ............................... 7 
  15. Schubert - Sonatas para Piano .................. 6 
  16. Chopin - Valsas e Mazurkas ..................... 6 
  17. Liszt - Rapsódias Húngaras ..................... 6 
  18. Rachmaninoff - Sonatas ......................... 6 
  19. Prokofiev - Sonatas nº6 e nº7 .................. 5 
  20. Scarlatti - Sonatas para Teclas ................ 5 
  21. Liszt - Sonatas ................................ 5
  22. Schumann - Carnaval ............................ 5
  23. Brahms - Intermezzi ............................ 4 
  24. Alkan - Grande Sonata .......................... 4 
  25. Ravel - Ma Mére L´oye .......................... 4 
  26. Chopin - Études ................................ 4 
  27. Schubert - Fantasia em Dó Menor ................ 4 
  28. Fauré - Nocturnos .............................. 4 
  29. Rachmaninoff - Etudes .......................... 4 
  30. Liszt - Estudos Transcendentais ................ 3 
  31. Carlos Seixas - Tocattas ....................... 3 
  32. Debussy - Études ............................... 3 
  33. Schumann - Kreisleriana ........................ 3 
  34. Bartok - Danças Romenas ........................ 3 
  35. Chopin - Sonatas ............................... 3 
  36. Schumann - Davidsbundlerdanze .................. 2 
  37. Balakariev - Islamey ........................... 2 
  38. Stravisnky - Petrushka ......................... 2 
  39. Brahms - Sonatas para piano .................... 2 
  40. Ligeti - Etudes ................................ 2 
  41. Ravel - Mirroirs ............................... 2 
  42. Frescobaldi - Segundo Livro de tocattas ........ 2 
  43. Couperin - Vingt Sept ordres ................... 2 
  44. Rameau - Obras para Cravo ...................... 2 
  45. Buxtehude - Obras para Órgão ................... 1 
  46. Haydn - Sonatas para Teclas .................... 1 
  47. Sweelinck - Obras para Orgão ................... 1 
  48. Messiaen - 20 Regards sur l´Enfant Jesus ....... 1 
  49. Handel - Suites para Cravo ..................... 1 
  50. Carl Bach - Sonatas para Teclas ................ 0 
  51. Grieg - Peças Líricas .......................... 0 
  52. Franck - Obras para Órgão ...................... 0 
  53. Scriabin - Preludios ........................... 0
  54. Brahms - Klavierstucke ......................... 0 
  55. Charles Ives - Sonata Concord .................. 0 
  56. Szymanowski - Mazurkas ......................... 0

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