terça-feira, 4 de março de 2008

Beethoven - Sinfonia nº 5 Op. 67 em Dó Menor (Segunda Parte)

A quinta sinfonia estreada a 22 de Dezembro de 1808 é composta de quatro andamentos. A descrição que se segue (como aliás das restantes sinfonias de Beethoven) é uma mistura dos meus sentimentos pessoais com as opiniões de Berlioz e de Groove (que indico sempre que são transcrições ou aliterações das mesmas).

O primeiro andamento (Allegro) é a expressão dos sentimentos desordenados, de momentos de puro desespero logo seguidos de outros do mais profundo lirismo. Mas a expressão destes profundos e contrastantes estados de espírito é construído no mais profundo respeito por uma estrutura clássica. O facto desta expressão tão dramática ser feita dentro de tão rigorosos limites realça mais o génio do compositor e paradoxalmente torna a transmissão das emoções directa e imediata. Ontem na introdução a esta obra tinha-vos mostrado uma versão de Toscanini. Hoje vou essencialmente socorrer-me de Bernstein (tenho utilizado várias vezes Karajan nas outras sinfonias) portanto agora desculpem-me mas vou mostrar-vos Bernstein em 1976 com a Sinfónica da Rádio da Baviera (para quem gosta das histórias de moda podem aqui ver Bernstein com um look diferente - de barba ... ). Oiçam aqui.

O segundo andamento (Adagio) é tão profusamente triste tão consistentemente melancólico e não obstante tão perfeitamente belo e sintetizado. Nada existe a mais, nenhuma expressão excessiva, apenas e exclusivamente a justa medida. Oiçam aqui este segundo andamento dirigido por Carlos Kelber.

Por outro lado o terceiro andamento (Sherzo) é todo ele mistério começando num tom que revela do medo mas que pouco a pouco se afasta para dar lugar ao surpreendente inicio do quarto andamento que como sabem é tocado sem interrupção. Aliás esta ligação é extraordinariamente dificil de conseguir. Oiçam aqui a primeira parte do terceiro andamento aqui dirigido por Leonard Bernstein em 1976 por ocasião de um concerto em favor da amnistia internacional. Oiçam aqui a fase final deste terceiro andamento e o inicio do quarto andamento.

Se o terceiro andamento é misterioso o quarto por seu lado é a manifestação da energia e alegria pura, é se quisermos o final feliz de uma obra absolutamente fantástica. Continuemos com Bernstein no final deste quarto andamento aqui.

Recomendações antecipadas para o fim de semana

Hoje tenho uma recomendações antecipadas para o próximo fim de semana.

Desta forma para quem está na zona de Lisboa não percam no Domingo, 9 de Março a Orquestra de jovens violinistas Paganinus do Conservatório Regional de Sétubal na lindissima sala do Capítulo no Mosteiro dos Jerónimos pelas 11h. Repetirei esta recomendação na Quinta mas para já vão preparando a vossa agenda.

Mais para o Norte mais precisamente em Castelo Branco no dia 8 de Março pelas 16h não percam na Sé de Castelo Branco um concerto dos Violinhos. Este não vou perder ! Também repetirei esta recomendação na próxima quinta-feira mas perseverando no conselho anterior, vão preparando a vossa agenda!

Em ambos os casos as entradas são livres por isso não há desculpas ....

Os mais atentos poderão também ter reparado que coloquei hoje o poster do concerto (alguém sabe como é que se centra a imagem?) dos Violinhos no CCB que será já no dia 16 de Março, eu vou avisar-vos várias vezes deste ... Se puderem não percam ! Os bilhetes estão já à venda e é facilimo utilizar a bilheteira online do CCB passe a publicidade.

É que já sabem, Ao Vivo a Música é outra coisa!

Oportunidades na Amazon