sábado, 12 de junho de 2010

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#22- 2010)

As 10 mais interessantes pesquisas da Semana (#22- 2010)

As pesquisas mais interessantes
  1. korngold : Falamos um pouco de Korngold neste blog quando o seu concerto esteve a votação na eleição do nosso concerto para violino preferido. Korngold nasceu em Brnö em 1897 filho do critico musical Julius Korngold. Considerado criança-prodígio por Mahler que recomendou que estudasse composição com Zemlinsky, Korngold sempre manteve uma grande amizade e divida de gratidão para com Mahler. Korngold faleceu em Hollywood a 29 de Novembro de 1957.
  2. quinteto a truta : Possivelmente uma das obras de música de câmara mais conhecidas composta por Schubert. Foi composta em 1819 apesar de apenas ter sido publicada em 1829 ou seja um ano depois da sua morte. É uma obra bastante curiosa porque embora utilizando material já composto e tendo desde logo uma fraca coesão temática algumas soluções de composição tornam-na bastante original. Falamos desta obra aqui.
  3. youtube scene de ballet ch.de beriot : Charles de Beriot (1802 - 1870) foi um notável violinista e pedagogo e um dos criadores da escola franco-belga de violino. Professor entre outros de Vieuxtemps por exemplo. No que diz respeito a gravações no You Tube da Scene de Ballet (uma das obras de reportório de estudo em conjunto com alguns dos seus concertos que continuam a fazer parte de muitos dos métodos de ensino de violino pelo mundo inteiro) vou recomendar-vos uma interpretação de um aluno de 11 anos numa Master Class de Zakhar Bron e depois uma interpretação de Itzhak Perlman um dos maiores violinistas de sempre que tocou este concerto na sua juventude ... a propósito Perlman gravou um album chamado Concertos From My Childhood que se recomenda a todos os aspirantes a violinistas (e não só).
  4. a sagração da primavera olga roriz : Fomos recentemente ver este bailado ao CCB e ficamos verdadeiramente deslumbrados pela coreografia e pela interpretação da Orquestra. Foi um momento que vai ficar na minha memória. Para mais detalhes podem ler o que escrevemos aqui
  5. anton bruckner+estilo : Romântico sem dúvida , Bruckner (1824-1896) o mal-amado, romántico até pela 
  6. associação concertato : Nome da associação que em 30 de Maio de 2000 substituiu a anterior Associação Coro Regina Coeli Lisboa. O coro foi fundado em 1966 e podem ler mais informação sobre o coro, associação e as suas actividades no seu site oficial.
  7. festival 24 horas dedicado a bach em leipzig com bob mcferrin : A primeira vez que ouvi Bob Mcferrin foi precisamente neste festival, infelizmente não foi ao vivo .... Mas mesmo assim sem exagero foi um momento único que não esquecerei. Já por várias vezes falei de Bobby McFerrin neste blog, por exemplo aqui quando o fui ver ao vivo ao Coliseu. No que diz respeito a esse festival em Leipzig há registos colocados no YouTube de que vos proponho por exemplo a Suite nº3 BWV 1068 em Ré Maior ou ainda o arrepiante momento em que Bobby canta com o público presente o Avé Maria de Gounod. (ou de Bach/Gounod) se quiserem pelas razões que então explicamos. Se nunca tiveram a oportunidade de ver e ouvir Bobby McFerrin ao vivo não deixem passar a próxima oportunidade, será garanto um dia que não esquecerão. Bobby é um génio, um dos grandes músicos e comunicadores do nosso século não tenham dúvidas. Ainda a propósito desse memorável momento em Leipzig o mesmo foi registado em DVD por isso não deverá dificil encontrarem-no em qualquer loja.
  8. marretas musica clássica : Para quem não se lembra sim é verdade que em vários episódios dos marretas a música clássica foi tema, quer pela paródia de alguns "tiques" musicais clássicos quer pela intervenção de grandes interpretes clássicos. Oiçam por exemplo esta paródia baseada na Nona Sinfonia de Beethoven ou este dueto com Jean Pierre Rampal e a Miss Piggy . Alguns outros exemplo neste episódio a Miss Piggy quer dedicar-se à Opera , neste outro Renee Flemming e ainda Beverly Sills. Não quero ser um velho do restelo mas há muito tempo que não vejo comédia tão inteligente quanto esta. 
  9. violino de david oistrakh : Suponho que a questão que o nosso leitor se coloca diz respeito aos violinos em que David Oistrakh tocava. Sendo um músico da então União Soviética os violinos pertenciam ao estado. Foram vários durante a sua vida de artista (mais de uma dezena) quase sempre Stradivarius. Entre estes os dois ultimos acompanharam-no durante uma grande parte da sua carreira. Trata-se do 
    Stradivarius 
    Conte di Fontana de 1702 e o violino que o acompanhou literalmente até à sua morte o Stradivarius Marsick de 1705.
  10. música de bach do final da novela viver a vida : Não é de Bach. Na verdade já li esta informação errada em vários foruns tanto brasileiros como portugueses. A Sinfonia final é obviamente a nona sinfonia de Beethoven mais precisamente uma parte do quarto e ultimo andamento. Podem ler mais aqui.
Pesquisas Frequentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Dados Estatísticos

Tivemos nesta semana 588 visitas de 12 países diferentes das quais 326 de Portugal , 238 do Brasil e 7 de Porto Rico numa estreia neste volátil quarto lugar. Lisboa com 118 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficaram São Paulo e o Porto com 55 visitas e finalmente em quarto o Rio de Janeiro com 30 visitas.

Destas 49 foram directas, 106 foram através de sites de referência enquanto 413 foram de motores de pesquisa. 20 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 26 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 201 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 770 (feeds + visitas "normais").

O post que mais vezes foi lido através do feedburner foi A Sagração da Primavera - Stravinsky que foi lido por 36 vezes. Por outro lado o post que mais visitas gerou de volta ao site foi Post em Directo da Romana Bath - A música desopilante da semana (28 clicks).

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog o nosso texto Maestro João Carlos Martins (1940) - Um exemplo de vida  foi a mais lida (57 vezes).

Oportunidades na Amazon