domingo, 9 de dezembro de 2007

Biografia de Cláudio Monteverdi (1567-1643)

Como prometido ontem vamos hoje abordar de forma mais completa a obra de Cláudio Monteverdi.

VIDA

Cláudio Monteverdi nasceu em Cremona a 15 de Maio de 1567. Trabalhou na corte do Duque de Mantua entre 1590 e 1612 altura em que se mudou para Veneza para servir como maestro di cappella, cargo que ocupou até à sua morte.

Nos ultimos anos de vida Monteverdi ficou doente não deixando no entanto de compôr duas óperas. Monteverdi faleceu em Veneza a 29 de Novembro de 1643.

OBRA

Monteverdi compôs essencialmente três tipos de obras. Em todas elas marcou a diferença da música Renascentista.

Começando pela música sacra sem duvida a sua obra mais significativa foi a Vespro della Beata Vergine composta em 1610. Esta obra destinava-se a ser apresentada ao Papa como uma referência da capacidade músical do autor, ou seja era uma espécie de carta de recomendação músical :-) ... Como nota de rodapé lembram-se dos Concertos de Brandenburgo de Bach ? ... Também era esse o seu objectivo - ambos falharam nesse ponto - mas deixaram-nos um legado músical magnifico !

Fica aqui uma interpretação da Dirigida por Jordi Savall de que ainda não haviamos falado (que vergonha) sem duvida uma das interpretações de referência ...



Extraordinariamente representativo da evolução da música renascentista para o barroco - da polifonia para a monofonia são o conjunto de madrigais de que foram publicados nove livros (o ultimo postumo). É deste ultimo livro (que mistura temas mais renascentistas com outros mais barrocos) que escolhemos uma peça (por causa da qualidade da interpretação que é simplesmente fabulosa) de Elisabeth Schwarzkopf e Irmgard Seefried. Já agora o Oitavo Livro chamado Madrigali dei guerrieri ed amorosi é considerado como a perfeição nos Madrigais ...

Não dá para "embeber" o video por pedido do autor do post no YouTube portanto aqui fica o link para esta maravilha.

Finalmente o terceiro tipo que gostariamos de salientar na obra de Monteverdi é a Opera. Já falamos ontem de uma ópera que se perdeu mas de que se conhece a área de que falamos.
As três óperas mais representativas e sobreviventes são Orfeu (a primeira que compôs em 1607), Il Ritorno d´Ulisse in Patria (1641) e L´incoronazione di Poppea (1642).

Escolhemos uma área de Orfeu para ilustrar o génio deste compositor. Confesso que depois de escrever tudo isto já revi uma parte da opinião que tinha sobre Monteverdi ... possivelmente tinha-me apanhado num mau dia :-)



SITES DE REFERÊNCIA

  • Biografia e links para obras públicadas pela Naxos
  • Uma biografia bastante completa pode ser encontrada na ClassicalCat.

Sugestões para 15 de Dezembro em Castelo Branco

Mais uma recomendação para o próximo fim de semana (não se preocupem que manterei as recomendações de Quinta-Feira e vos relembrarei estas que estou a fazer com maior antecipação :-)).

Uma sugestão de uma leitora atenta de Castelo Branco para o dia 15 de Dezembro: Concerto de Natal da ESART (Orquestra e Coro), em parceria com o Orfeão de Castelo Branco. Mais uma vez na Sé (Castelo Branco) e pelas 21.30H. Serão Interpretadas obras de Vivaldi e Charpentier - Perfeitamente no tema do barroco que temos vindo a examinar.

Aqui fica o desafio anti-preguiça mais uma vez. Uma noite diferente ou pelo menos um inicio de noite) ... Vão ver que se sentirão muito mais em paz depois de ouvirem essas maravilhosas peças.

Paganinus no Forúm Municipal Luísa Todi

Aproveitando o fim de semana para vos avançar mais algumas sugestões musicais se estiverem em setúbal não percam no dia 13 (quinta-feira) às 19h no Fórum Municipal Luísa Todi a actuação dos Paganinus. Não percam também o blog da orquestra para se manterem a par de outras actuações desta orquestra. Não se preocupem no entanto que nós vamos manter-vos informados sobre os vários concertos que se forem realizando.

Oportunidades na Amazon