Para os mais distraídos convirá dizer que estamos a examinar todas as 16 canções deste ciclo de Robert Schumann dado que é este o compositor cuja obra estamos neste momento a examinar. Podem ler por exemplo o anterior post sobre este ciclo referente à décima segunda canção - Numa radiosa manhã de Verão - num contraste interessante com o dia de hoje.
Esta décima terceira canção, Ich hab' im Traum geweinet que significa Chorei nos meus sonhos deve ser cantada de forma suave segundo o que está marcado nas partituras.
O poema em alemão e a respectiva tradução de minha autoria (a partir de uma versão em inglês) são as seguintes:
Ich hab' im Traum geweinet.
Mir träumte, du lägest im Grab.
Ich wachte auf, und die Träne
floß noch von der Wange herab.
Ich hab' im Traum geweinet.
Mir träumt', du verließest mich.
Ich wachte auf, und ich weinte
noch lange bitterlich.
Ich hab' im Traum geweinet,
mir träumte, du wär'st mir noch gut.
Ich wachte auf, und noch immer
strömt meine Tränenflut.
Tradução
Chorei nos meus sonhos.
Sonhei que jazias na tua campa.
Acordei e as lágrimas
ainda escoriam pelas minhas faces.
Chorei nos meus sonhos.
Chorei e tu procuraste-me.
Acordei e chorei
amargamente durante muito tempo
Chorei nos meus sonhos.
Sonhei e ainda eras boa para mim.
Acordei e ainda agora
as lágrimas percorrem meu rosto.
Para ouvirem esta canção proponho uma gravação de Richard Tauber de 1935.
A única música que precisa de embalagem é a música de plástico.
domingo, 15 de novembro de 2009
Dicionário de Termos Músicais: Fuga
Em música uma fuga significa um forma especifica de composição que, sem querer ser demasiado técnico (para que todos possam compreender) utiliza um número determinado de vozes (partes) que interpretam de forma consecutiva o mesmo tema (de forma simples um conjunto de notas que forme uma melodia) .
Esta repetição do tema não é obviamente exactamente igual (são feitas em outras tonalidades - relacionadas com a original de formas que por agora não vamos explicar).
Embora esta forma (há quem discuta que se trata efectivamente de uma forma) tenha surgido na Renascença foi no período Barroco que atingiu o seu apogeu em particular com Bach. Podem ouvir aqui um exemplo de uma fuga.
Esta repetição do tema não é obviamente exactamente igual (são feitas em outras tonalidades - relacionadas com a original de formas que por agora não vamos explicar).
Embora esta forma (há quem discuta que se trata efectivamente de uma forma) tenha surgido na Renascença foi no período Barroco que atingiu o seu apogeu em particular com Bach. Podem ouvir aqui um exemplo de uma fuga.
Subscrever:
Mensagens (Atom)