Desta vez sou eu a espiar a Deutsche Grammophon resultando dessa actividade não um passaporte dourado mas antes um desafio para jogarem dois jogos que, aparentemente simples (as mecânicas são de facto tradicionais e já conhecidas) têm alguns twists engraçados.
Fica aqui o desafio para colocarem aqui os resultados nos jogos nos comentários ... Não prometo prémios além da glória de figurarem no nosso ranking :-) ! Ah e claro Beethoven all the way ...
Links para os dois jogos.
A única música que precisa de embalagem é a música de plástico.
terça-feira, 18 de novembro de 2014
O coração e a alma de Chopin
Tem circulado na net neste ultimo dia a noticia da exumação do coração de Chopin que seguindo um desejo do compositor se encontra na Polónia onde é tratado como uma verdadeira relíquia.
A exumação feita em segredo foi necessária para verificar se as condições nas quais o coração tinha sido guardado ainda estavam perfeitas.
O mais importante para nós nessa noticia é o facto de Chopin merecer tal veneração. Bem sabemos que como ninguém capturou a essência da alma Polaca. Talvez seja por isso os polacos não queiram ver evaporar-se o que acreditam estar associado ao coração do génio.
Não discutindo crenças de uma coisa estou certo. A alma que procuram também está na música e talvez preservando-a conseguissem um resultado, como dizer sem fazer um jogo de palavras muito feio, ...
Fiquem com a Polonaise Heroïque por Martha Argerich como prova.
A exumação feita em segredo foi necessária para verificar se as condições nas quais o coração tinha sido guardado ainda estavam perfeitas.
O mais importante para nós nessa noticia é o facto de Chopin merecer tal veneração. Bem sabemos que como ninguém capturou a essência da alma Polaca. Talvez seja por isso os polacos não queiram ver evaporar-se o que acreditam estar associado ao coração do génio.
Não discutindo crenças de uma coisa estou certo. A alma que procuram também está na música e talvez preservando-a conseguissem um resultado, como dizer sem fazer um jogo de palavras muito feio, ...
Fiquem com a Polonaise Heroïque por Martha Argerich como prova.
Pedro e o Lobo contado por Jacques Brel - Mais uma das minhas 100 obras preferidas
Retomo de novo o tema das 100 obras que recomendo para quem quer começar a ouvir música clássica. Por vezes chamo a este tema as "100 obras preferidas" - pequena liberdade poética que não deixa de estar correcta dado que sem dúvida todas as obras de que vos falo fazem parte daquelas que prefiro.
Hoje vou falar-vos de uma história que certamente conhecem - O Pedro e o Lobo . A obra musical foi composta por Prokofiev em 1936 sob encomenda de Natalya Stats e o Teatro de Crianças de Moscovo. O objectivo era introduzir nas crianças o gosto pela música. Intrigado pelo desafio Prokofiev levou menos de uma semana a completar tanto a música como o texto ambos de sua autoria.
A estreia teve lugar uns dias depois a 2 de Maio de 1936 e esteve muito longe de ser um sucesso. Felizmente desde aí a peça tornou-se prevalecente precisamente para o fim a que se destinava - a introdução à música para os mais pequenos e não só diríamos nós, não só !
Não vos vou fazer perder muito tempo procurando explicar que cada instrumento representa uma personagem, nem tão pouco vos vou procurar demonstrar a genialidade desta composição aparente simples.
A narração da história é uma prova do inegável sucesso da obra. Percorrendo rapidamente a lista de narradores que tenham gravado , excluindo as actuações ao vivo não gravadas que tornariam esta lista ainda mais impressionante, vemos nomes como Eleonor Roosevelt, David Attenborough, António Banderas e Sophia Loren , Bill Clinton e Gorbachev, David Bowie, Sting entre muitos outros ...
Hoje e para começar recomendo-vos uma narração em Francês pelo enorme Jacques Brel - não é a melhor orquestra possível e o inicio com a apresentação dos instrumentos pelo maestro poderia ser muito melhor mas a narração de Jaques Brel é simplesmente fantástica ...
Agora outras das versões que vos dei na lista de personalidades celebres. Primeiro Sting (com uma orquestra francamente melhor) dirigida por Claudio Abbado.
E por fim a versão com David Bowie (orquestra filarmónica de Filadélfia dirigida por Eugene Ormandy).
Hoje vou falar-vos de uma história que certamente conhecem - O Pedro e o Lobo . A obra musical foi composta por Prokofiev em 1936 sob encomenda de Natalya Stats e o Teatro de Crianças de Moscovo. O objectivo era introduzir nas crianças o gosto pela música. Intrigado pelo desafio Prokofiev levou menos de uma semana a completar tanto a música como o texto ambos de sua autoria.
A estreia teve lugar uns dias depois a 2 de Maio de 1936 e esteve muito longe de ser um sucesso. Felizmente desde aí a peça tornou-se prevalecente precisamente para o fim a que se destinava - a introdução à música para os mais pequenos e não só diríamos nós, não só !
Não vos vou fazer perder muito tempo procurando explicar que cada instrumento representa uma personagem, nem tão pouco vos vou procurar demonstrar a genialidade desta composição aparente simples.
A narração da história é uma prova do inegável sucesso da obra. Percorrendo rapidamente a lista de narradores que tenham gravado , excluindo as actuações ao vivo não gravadas que tornariam esta lista ainda mais impressionante, vemos nomes como Eleonor Roosevelt, David Attenborough, António Banderas e Sophia Loren , Bill Clinton e Gorbachev, David Bowie, Sting entre muitos outros ...
Hoje e para começar recomendo-vos uma narração em Francês pelo enorme Jacques Brel - não é a melhor orquestra possível e o inicio com a apresentação dos instrumentos pelo maestro poderia ser muito melhor mas a narração de Jaques Brel é simplesmente fantástica ...
Agora outras das versões que vos dei na lista de personalidades celebres. Primeiro Sting (com uma orquestra francamente melhor) dirigida por Claudio Abbado.
E por fim a versão com David Bowie (orquestra filarmónica de Filadélfia dirigida por Eugene Ormandy).
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