domingo, 4 de julho de 2010

Votação para o nosso Concerto para Instrumento de Sopro preferido

Depois de há cerca de uma semana vos ter pedido a vossa opinião e de ter consequentemente recebido algumas sugestões a lista final que irá ficar a votação é a seguinte (como de costume iremos abordar estes concertos em maior detalhe nos próximos tempos):

  1. Bach - Concerto para Oboe e Violino BWV 1060 em Dó Menor : Podem ouvir este concerto aqui.
  2. Bach - Concerto para oboé d'amore BWV 1055 em Lá Maior : Podem ouvir este concerto aqui.
  3. António Vivaldi - Concerto para Flauta op. 10 nº 1 (1728) : Podem ouvir este concerto aqui por Jiri Stirvin e a Orquestra de câmara da Eslováquia.
  4. Vivaldi - Concerto para duas Trompetes RV 537 em Dó Maior : Podem ouvir este concerto aqui.
  5. Vivaldi Concerto em Dó menor, RV441 para flauta de bisel : Podem ouvir este concerto aqui.
  6. Mozart - Concerto para Flauta nº 1 (1778) : Podem ouvir este concerto aqui. Na flauta Emmanuel Pahud, orquestra Filarmónica de Berlim dirigida por Claudio Abbado.
  7. Mozart - Concerto para Clarinete (1791) : Podem ouvir este concerto aqui. No clarinete Andrew Marriner com a Orquestra de Câmara da LSO.
  8. Mozart - Concerto para Trompa nº 4 (1786) : Podem ouvir este concerto aqui. Na Trompa Dennis Brain.
  9. Haydn - Concerto para Trompete em Mi bemol Maior (1796) : Podem ouvir este concerto aqui. Na trompete Alison Balsom nas Proms, Orquestra Sinfónica da BBC dirigida por David Robertson.
  10. Hummel - Concerto para Trompete WoO 1 em Mi Maior (1803) : Podem ouvir o terceiro andamento deste concerto aqui. Na trompete Winton Marsalis com a orquestra de camara inglesa dirigida por Raymond Leppard.
  11. Carl Weber - Concerto para Clarinete nº 2 Op. 74 (1811) : Podem ouvir este concerto aqui (terceiro andamento - Alla Polacca). No Clarinete Emma Johnson. Orquestra de Câmara Inglesa dirigida por Gerard Schwarz.
  12. Aaron Copland - Concerto para Clarinete (1948) : Podem ouvir este concerto aqui . Benny Goodman no clarinete, Filarmónica de Los Angeles dirigida por Copland.
  13. Strauss - Concerto para Trompa nº 2 : Podem ouvir este concerto aqui. De novo Dennis Brain agora com a Orquestra Philarmonia conduzida por Wolfgang Sawallisch.
  14. Eugene Goosseens - Concerto para Oboé : Podem ouvir este concerto aqui.
  15. Telemann - Concerto para Trompete em Ré : Podem ouvir aqui este concerto na trompete Maurice André.
  16. Telemann para flauta transversa em Re maior : Podem ouvir o terceiro e quarto andamentos deste concerto aqui.
Nota: Como de costume podem escolher todos os concertos que desejarem.

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 30: 16 a 30 de Junho de 2009)

A 18 de Junho dizia Ematejoca sobre um dos nossos posts "Pesquisas da Semana" (que efectivamente tendem a ter bastantes "aquis" : "Olá Fernando! Já vi uma parte de "aquis". Muito interessante o que li, mas agora extenuada com uma peça de teatro muitíssimo moderna vou descansar, mas hoje ainda volto (aqui já passa da meia noite). Boa noite!". Nesse mesmo dia comentando uma das pesquisas Luís Henriques achou piada à namorada de Beethoven : "Tem piada essa da namorada de Beethoven"

A 20 de Junho mdsol dizia a propósito da votação concerto de piano preferido : "O "meu" parece que ficou em segundo.... Ufa que recuperou bastante eheeehe :)))"

A 20 de Junho comentando um dos nossos posts de recomendações da semana dizia Filoxera : "Boa ideia, esta de divulgar estas iniciativas.Beijinhos."

No dia 20 de Junho numa simples homenagem a Alvaro Cassuto dizia-nos blogger : "gosto sinceramente do projecto que este maestro tem vindo a desenvolver junto com a editora naxos de publicação de composições portuguesas. de realçar a colecção que está a ser lançada de 4 cds, dos quais 2 já saíram, sobre as obras de Freitas Branco."

No dia 22 de Junho dizia Pedro Lopes, num reencontro na blogosfera depois de muitos anos sem contacto: "olá Fernando :-) então na próxima 5ª vais ter a tua 1ª audição de piano? força!!
e eu comprei um piano para mim para recuperar as minhas lições de piano de tempos idos :-)
olha lá a coincidência de nos cruzarmos por aqui :-) Pedro Lopes aka pfl (se te lembras, e vê lá de onde :-)"

Também no dia 22 de Junho dizia Ana Lúcia Porto : "Oi Fernando, Obrigada pela visita... As sinfonias são obras primas do campo musical, são necessárias dedicações que ocupam grande parte da vida de um músico para compô-las, pelo que pude notar neste seu post. Beijos, Ana Lúcia."

A 23 de Junho comentando o fim da votação para a eleição do nosso concerto de piano preferido dizia Pianoman: "Mesmo tendo havido nitidamente batota, como o Fernando já referiu anteriormente, não acho que seja muito surpreendente a vitória do Concerto de Ravel.Já se tivesse sido o Bartók, então sim, era surpreendente. Pena que o "meu" 4º de Beethoven não ganhou..."

Ainda a 23 de Junho terminada a votação do concerto para piano passávamos à eleição da nossa Sinfonia . Primeiro pedi algumas sugestões aos nossos leitores tendo contado de imediato com a excelente participação de alguns dos nossos leitores mais frequentes. Dizia André Rendeiro: "Bem, aqui vai a minha sugestão, que sei que é um pouco atípica, mas deve encher alguns de curiosidade a espreitar estas grandes (e na maior parte negligenciadas) sinfonias.


Brahms nº1 e 3
Attenberg nº 6
Mahler nº 5, 9 e (10)
Huber nº1 e 8
Berlioz - fantástica
Scharwenka, dó menor
Rachmanninov, nº 1 e 3
Zemlinsky nº2
Grieg dó menor
Miaskovsky, nº6
Wagner, Dó maior WWV29 "

O André viria a explicar uns dias mais tarde num outro post sobre o mesmo assunto e comentando a minha ignorância relativa a algumas das obras sugeridas: "Bem, é verdade que algumas sinfonias que propus são um pouco desconhecidas e é óbvio que falta lá um pouco de Schubert, Schumann Beethoven Mendelssohn e alguns clássicos, mas estas valem mesmo a pena. Apenas há uma mais contemporânea pois a mais recente é de Attenberg e é dos anos 60 creio eu, mas mesmo assim é de um idioma mais antigo, pois foi feita para um concurso a celebrar a inacabada de Schubert. Descubra que vale a pena."

Geocrusoe dizia : "Bem fiquei em segundo... nada mal! Sobre propostas algumas já constam na lista de andré rendeiro. em mahler juntava a n.º 2 ressurreção; beethoven, claro que gosto de todas, mas vou propor apenas (!) a 5.ª, 6.ª 7.ª e 9.º, sibelius também uma pelo menos, talvez a 5.ª, shubert a incompleta (talvez porque já estava completíssima), vou repetir a fantástica de berlioz e a escocesa de mendelssohn." O ficar em segundo penso dizia respeito ao segundo lugar do concerto nº 5 de Beethoven (o vencedor foi Ravel). O nosso leitor blogger por seu lado fez uma sugestão a dois tempos. Primeiro propôs: "aqui vai a minha, são as que consigo pensar assim de repente:


tchaikovsky nº6
sibelius nº4
sibelius nº5
dvorak nº9
beethoven nº7
mahler nº5
freitas branco nº1"

Tendo depois completado com : "ah e queria juntar a 2ª e 9ª de mahler". Mário por seu lado envia-nos a sua lista da "ilha deserta" : "As da minha ilha deserta:


Beethoven nºs 3,7 e 9
Brahms nº 2 e 4
Schubert nº 9 “A Grande”
Mahler nºs 2 e 4
Sibelius nºs 3 e 5


As 3 sublimes: 2ª de Mahler, 9ª de Schubert, 9ª de Beethoven"

No dia 26 de Junho comentando a nossa curta homenagem ao Maestro Brasileiro Sílvio Barbato que havia falecido cerca de um mês antes num acidente de avião algures no Atlantico comentava a Nadya Duarte : "Todos nós brasileiros ligados a música, sentimos muito a morte do Maestro. o Brasil perdeu um grande artista."

A 25 de Junho Ematejoca confessava que tinha sempre duvidas quando se tratava de escolhes obras musicais: "Bem poderia também ser de Verlaine, Fernando, mas então esses beijos íam numa outra direcção!!! Vacilo sempre quando tenho que escolher entre as diversas obras músicais."

A 27 de Junho Frioleiras falava-nos dos concertos de fim de tarde no Instituto Franco-Português a que infelizmente tenho dado muito pouca atenção : "relembro o que você deve saber de sobra....... os 'pequenos' concertos, ao fim da tarde, no Instit. Franco-portugais... deliciosos... muitas vezes! Um abraço........." A 29 de Junho comentava o post sobre as oratórias de Mendelssohn : "adoro oratórias... evidente que prefiro as barrocas mas Mandelsohn é especial...... abraço" comentário que completou uns instantes após com: "e, a minha preferida é o eliahj e em mendelssonh o dieskau nela brilha como nunca............."

A 30 de Junho lalage dizia que não contava para as nossas estatísticas de leitura (à data era verdade porque não tínhamos em conta a leitura através dos vários feeds - agora essa forma de leitura já é contabilizada :-)) : "Eu não conto para a estatística porque acompanho o seu excelente blogue pelo google reader, mas leio sempre tudo e já fiz boas descobertas :)"

Oportunidades na Amazon