quarta-feira, 24 de junho de 2009

A nossa Sinfonia Preferida

Bom desta a passada Terça-Feira já temos algumas sugestões dos nossos leitores. A lista até agora por vós proposta é a seguinte: - Não temam ! Façam as vossas sugestões !

André Rendeiro disse...
Bem, aqui vai a minha sugestão, que sei que é um pouco atípica, mas deve encher alguns de curiosidade a espreitar estas grandes (e na maior parte negligenciadas) sinfonias.

Brahms nº1 e 3
Attenberg nº 6
Mahler nº 5, 9 e (10)
Huber nº1 e 8
Berlioz - fantástica
Scharwenka, dó menor
Rachmanninov, nº 1 e 3
Zemlinsky nº2
Grieg dó menor
Miaskovsky, nº6
Wagner, Dó maior WWV29

André: Há aqui algumas que nunca ouvi, juro e admito até que nem sei em que período se situam embora desconfie que se trata de compositores contemporâneos ! Por outro lado , nenhuma de Beethoven ?

Bloggergeocrusoe disse...
Bem fiquei em segundo... nada mal!
Sobre propostas algumas já constam na lista de andré rendeiro.
em mahler juntava a n.º 2 ressurreção; beethoven, claro que gosto de todas, mas vou propor apenas (!) a 5.ª, 6.ª 7.ª e 9.º, sibelius também uma pelo menos, talvez a 5.ª, shubert a incompleta (talvez porque já estava completíssima), vou repetir a fantástica de berlioz e a escocesa de mendelssohn.

Geocrusoe: Ah Beethoven claro ! eu acrescento a 3ª a lista das "apenas" !

blogger disse...
aqui vai a minha, são as que consigo pensar assim de repente:
tchaikovsky nº6sibelius nº4sibelius nº5dvorak nº9beethoven nº7mahler nº5freitas branco nº1
mahler 2ª e 9ª (adicionadas depois de reflexão :-))

blogger: Gostei da adição de uma sinfonia portuguesa na lista.

Mário disse...
As da minha ilha deserta:Beethoven nºs 3,7 e 9Brahms nº 2 e 4Schubert nº 9 “A Grande”Mahler nºs 2 e 4Sibelius nºs 3 e 5As 3 sublimes: 2ª de Mahler, 9ª de Schubert, 9ª de Beethoven
Mário: Não estamos muito longe da escolha no que diz respeito às 3 sublimes !
Eu por agora não me vou pronunciar com uma lista própria e também não vou antecipar eleições :-) Aguardo mais sugestões até dia 1 de Julho.

4 comentários:

  1. Bem poderia também ser de Verlaine, Fernando, mas então esses beijos íam numa outra direcção!!!

    Vacilo sempre quando tenho que escolher entre as diversas obras músicais.

    ResponderEliminar
  2. Verlaine: LOL ... pois era, pois era ...
    Não escolha ... dê uma lista de todas as que gosta que lhe vierem á cabeça :-)

    ResponderEliminar
  3. Bem, é verdade que algumas sinfonias que propus são um pouco desconhecidas e é óbvio que falta lá um pouco de Schubert, Schumann Beethoven Mendelssohn e alguns clássicos, mas estas valem mesmo a pena. Apenas há uma mais contemporânea pois a mais recente é de Attenberg e é dos anos 60 creio eu, mas mesmo assim é de um idioma mais antigo, pois foi feita para um concurso a celebrar a inacabada de Schubert. Descubra que vale a pena.

    ResponderEliminar
  4. André: Vou partir à descoberta pode estar certo!

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon