quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 1: Ano de 2007)

Como vos prometi o post 1000 vai ser comemorado com os vossos comentários que enriqueceram ou corrigiram este blog ao ponto de sem eles não estarmos a falar da mesma realidade. Como são muitos comentadores e comentários (e mesmo assim não fui exaustivo) este post foi dividido em três partes um para cada um dos anos. Este primeiro post dedica-se às contribuições de 2007.


Davide , foi absolutamente o primeiro a comentar no dia 10 de Outubro de 2007 apenas 4 dias após o blog ter sido criado num post intitulado "Bach: O grande mestre do barroco".  O comentário do Davide teve um efeito fundamental, dizia ele: "Quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog! Eu sou um leigo em música clássica mas com uma grande vontade de conhecer esse mundo fascinante. Obrigado pelas dicas...e fico a espera das próximas."

Tinha sido exactamente para isso que o blog tinha sido criado. Eu sei que hoje em dia os meus leitores mais regulares sabem tanto ou (muito) mais do que eu. A vossa contribuição é fundamental para o que eu consigo fazer. E  de vez em quando aparece um "Davide" que torna o nosso contributo importante. Somos, passe a comparação abusiva, colectivamente uns pequenos Bernstein"s" contemporâneos. Não podemos fazer "concertos para os jovens" mas juntos fazemos um blog.

A 28 de Outubro dizia-me Aline do blog "100 Assunto" comentando o post "Salão Nobre do Conservatório Nacional" : "Parabens!!!!! Grande inciativa! se nao te importasses gostaria de adicionar o teu blog no meu... Apesar de o meu estilo de musica sestar mais ligado ao jazz/blues eu adoro musica classica!  Estas tambem disposto a colocar posts de arias? Abraços Aline".


A 1 de Novembro de 2007 iniciamos uma das nossas rubricas regulares, as recomendações para música ao vivo. Logo nesse primeiro post tivemos a ajuda de LGV que nos indicou uma das informações em falta: "Eis o meu contributo para a informação procurada: o horário anunciado é às 21h00. Já agora para quem queira conhecer o programa na integra http://musicaemsroque.scml.pt/programa.pdf."

 A 4 de Novembro de 2007 dizia-me Scarlatti a propósito do post "Biografia de Vivaldi" "Vale a pena ouvir alguns dos cerca de 400 concertos de Vivaldi, mas a sua música sacra é, toda ela, excelente. Confesso que conheço pouco das suas óperas. Lá está, a maioria fica-se pelas "Quatro Estações" sem saber que estão a perder o melhor... Parabéns pelo Blog!".  Este leitor seria durante alguns meses um dos mais assíduos comentadores do nosso blog e nesses primeiros meses de pouca interacção um dos meus pilares de motivação. Alguém lia e comentava e uma pessoa que até percebia de música.  Recomenda-se sem dúvida a leitura de Organum e de Portalivros . Uns dias mais tarde diria Scarlatti a propósito de um post sobre o Estro Armónico de Vivaldi : "Excelente escolha, sem dúvida uma das minhas séries de concertos favorita ! O op.3 apresenta a originalidade de introduzir cinco concertos de solista entre os outros sete (concerto grosso)mostrando novas formas de conceber música instrumental. Lembro que J.S.Bach transcreveu seis deles. Claro que para além de tudo isto, são lindíssimos". No dia 1 de Dezembro de 2007 Scarlatti  comentaria no post sobre ... Scarlatti da seguinte forma : "Como deve imaginar sou suspeito para emitir opinião sobre as sonatas de Scarlatti:). Para além da monumentalidade do seu conjunto, algumas estão cheias de "ousadias" harmónicas muito interessantes e avançadas para a época. Mas há uma que aprecio especialmente e que recomendo vivamente: a sonata em si menor op.449. No YOUTUBE existe uma interpretação de Arturo Benedetti Michelangeli que, embora não seja completamente fiel à partitura, soa fantástica... Agradeço a referência que fez ao meu post "Jogos musicais" e, naturalmente que não me importo que referencie o site que sugeri, aliás o meu objectivo é que o maior número de pessoas o conheça e aprenda com ele."
Reblog this post [with Zemanta]

Post nº 999 e anuncio do post nº 1000

Caros Leitores, depois de muito pensar e analisar as vossas ideias - que agradeço (aliás algumas serão adoptadas embora não para este post) - decidi que o post nº 1000 só poderia ser destinado a um fim: A todos vós. A todos os que têm lido este blog e têm comentado, sugerido, criticado, argumentado. Felicitando mas também (e ainda bem) corrigindo e apontando erros ou manifestando discordâncias.

Desta forma o post º1000 vai ser inteiramente constituído por extractos dos vossos comentários. Vai ser provavelmente o melhor de todos os posts até hoje porque vai conter o melhor de todos nós.

Claro que são livres de enriquecer esse post nº 1000 com ainda mais comentários ... quem sabe se não farão parte do post nº 2000.

É que este blog apesar de apreciar imenso a notação decimal e sentir de forma especial estes números "mágicos" não para por aqui ... vamos continuar até "ao infinito e mais além :-)" ... Agora um pouco de paciência até ao próximo post.

Oportunidades na Amazon