terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mozart - Concertos para Piano nº 20, nº 21 e nº 23

Em aproximadamente dois anos (entre 1784 e 1786) Mozart então em Viena escreveu 12 dos seus 27 concertos para Piano entre os quais se encontram algumas das suas obras primas. Escolher entre estes concertos um (ou mais) para figurar na nossa lista de 100 obras não é uma tarefa fácil. Ainda assim consegui limitar a escolha a 3 exemplos o que é uma pequena liberdade poética que nos permite estender um pouco a nossa lista além das 100 !

O primeiro que escolho é o No. 20 em Ré Menor (K. 466) composto em 1785 estreado a 11 de Fevereiro de 1785 com o próprio Mozart no papel de solista. Trata-se de um concerto em três andamentos obviamente embora o contraste andamento rápido-lneto-rápido do formato tradicional do concerto seja neste caso um pouco menos marcado pois o segundo andamento  marcado como "Romanze" tem ele próprio uma natureza relativamente contrastante começando calmo mas depois tornando-se agitado e rápido para depois voltar à calma inicial. Esta melodia do segundo andamento é  uma das mais conhecidas de Mozart (podem ouvir no exemplo que escolhi a partir daqui)




Escolhendo o nº 20 dificilmente poderia não seleccionar também o nº 21 aliás aquele que tinha sugerido na minha listagem inicial das 100 obras. Este concerto em Dó Maior foi composto um mês após o nº 20 contrastando pela natureza expansiva e alegre da tonalidade escolhida, pelas melodias encantadoras do primeiro andamento e pelo famoso segundo andamento (que podem ouvir a partir daqui), certamente um dos extractos mais conhecidos de Mozart. Infelizmente o terceiro andamento não atinge o nível dos dois primeiros porque caso contrário teríamos aqui uma obra perfeita.



Por fim para não ficarmos em apenas dois exemplos teria ainda de escolher o nº 23 em Lá Maior (K. 488)  terminado em Março de 1786. Neste caso a razão da nossa escolha prende-se essencialmente com o segundo andamento verdadeiramente pungente. Podem ouvir este segundo andamento a partir daqui.

Oportunidades na Amazon