terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pesquisas interessantes de ontem "prokofiev professores safonoff"

Retomando uma rubrica perdida das pesquisas de ontem houve uma que me chamou a atenção. "prokofiev professores Safonoff". Chamou-me a atenção porque Safonoff (1852-1918) é relativamente desconhecido.

Isto apesar de ser um dos grandes maestros do fim do século XIX principio do século XX tendo dirigido praticamente todas as grandes orquestras sinfónicas do seu tempo e se ter  notabilizado por não usar batuta. Foi Safonoff que estreou em Moscovo a 6ª Sinfonia de Tchaikovsky seis semanas após o falecimento do compositor e sete semanas após a sua estreia absoluta sobre a direcção do próprio Tchaikovsky. Aliás Safonoff deverá a Tchaikovsky o inicio da sua carreira embora as relações entre ambos nem sempre tenham sido as mais fáceis.

Safonoff foi também um notável professor e dirigente académico tendo ensinado alguns dos mais conceituados pianistas russos nomeadamente Scriabin e Medtner.

Enquanto pianista Safonoff não era menos brilhante sendo dotado de uma técnica absolutamente irrepreensivel que punha ao serviço de uma não menos notável sensibilidade musical, aliás as mesmas qualidades que o colocaram no topo da hierarquia dos maestros do seu tempo.

Agora o interessante desta pesquisa e que deixo como desafio aos meus estimados leitores é que eu não conheço qualquer relação entre Prokofiev e Safonoff .... alguém sabe ?

Oportunidades na Amazon