sábado, 10 de julho de 2010

Hoje há post mas com outra forma de arte - A Pintura

No dia de hoje logo pela manhã ; expressão um tanto enganadora dado que tenho de admitir ter feito um pouco - "la grasse matinée" - eu sei que é um desperdício mas depois do dia de ontem o cansaço era mais que muito ... Mas enfim a primeira paragem do dia foi Montmartre.

Queria mostrar ao meu filho o Sacré Coeur e também a vista sobre Paris daquele ponto, além obviamente do colorido típico do bairro ... :-)

Depois voltamos as nossas energias para o Centro Pompidou . Oiço mesmo aqui em França alguns "ahs" de admiração de alguns mais fieis leitores. Mas então não é o Fernando que diz que não aprecia particularmente arte moderna ? E têm razão esses atentos leitores. Simplesmente o centro só por si é um elemento importante em Paris e uma das marca (acho eu) da renovação constante desta cidade. Acresce que há arte moderna e arte moderna ...

Além da exposição do Museu Nacional de Arte Moderna que confesso não apreciar particularmente (algumas peças houve que deixaram o meu filho de boca aberta) tive oportunidade de ver uma das exposições temporárias chamada "L´atelier" e composta por obras de Lucian Freud neto do famoso Sigmund Freud. Sendo pintura contemporânea confesso que apesar de algumas obras serem bastante perturbadoras (ou talvez por causa disso) gostei muito. Devo dizer-vos aliás que tive pena de não ter mais tempo porque a exposição o merecia (e lamentei também não ter lá ido directamente e ter passado pela exposição permanente do Museu Nacional de Arte Moderna). Para vos dar um pequeno exemplo junto um dos quadros que estava em exposição (não vos mostro os mais perturbadores dado que com as politicas do Blogger ainda consideravam este blog apenas para adultos). Gosto muito do sentido de intimidade que o quadro transmite ... Atenção que esta exposição temporária termina dia 19 de Julho.

PS: Ontem ao fim do dia tinha estado no Museu do Quai D´Orsay onde as exposições temporárias de Gaugin e Van Gogh por um lado e de Monet, Manet e outros impressionistas por outro são simplesmente fantásticas. Não podem perder se estiverem por aqui (além claro deste museu ser o meu preferido em Paris).

Oportunidades na Amazon