domingo, 1 de junho de 2008

As Quatro Estações Portenhas

Trata-se de um conjunto de composições de Astor Piazzola originalmente concebidas como composições separadas (foram compostas entre 1964 e 1970) sendo frequentemente interpretadas com as Quatro Estações de Vivaldi como um contraponto moderno dessa composição do período barroco.

O nome "porteño" refere-se aos habitantes da Cidade de Buenos Aires pelo que esta obra pretende ilustrar os sentimentos dos habitantes da capital da Argentina às várias estações do ano.

Benjamin Britten - Obras mais conhecidas

Bem ainda não chegamos à época do compositor Inglês Benjamin Britten (1913-1976). Já falámos dele algumas vezes neste blog por exemplo aqui em que falavamos da "Young persons guide to the orchestra" ou num comentário de um leitor que nos falava de War Requiem aqui .

Britten é sem dúvida um dos compositores mais significativos do século XX e para além das duas obras já citadas teriamos de destacar a ópera Peter Grimes e a Serenata para Tenor, Trompa e cordas. Pessoalmente teria de juntar a esta lista as suas suites para Violoncelo compostas especialmente para Rostropovich mas admito que é uma escolha pessoal quanto ao seu significado na obra de Britten.


O que é um Cravo?

Uma das pesquisas efectuadas esta semana foi "Quando falamos de música o que é um Cravo". Trata-se efectivamente de uma questão interessante dado que nunca falamos neste blog dos instrumentos de música.

Bem fica uma explicação mais sistemática para mais tarde. Por agora para satisfazer a curiosidade desse leitor diremos que se trata de um instrumento de cordas beliscadas (não sei se esta é a tradução correcta do termo - estou habituado à designação francesa pincées). Contrariamente à noção comum este instrumento não é o antecessor do piano (o piano resultou da evolução do piano-forte) instrumento de corda percutida e não beliscada. A espineta e o virginal são instrumentos de caractetisticas semelhantes ao cravo.

O cravo é um instrumento típico da música renascentista e do barroco tendo no ultimo período do barroco e no período clássico perdido os favores dos compositores face ao piano-forte mais adequado à música e às salas de espectáculos cada vez maiores e com maior necessidade de projecção sonora. No século XX as correntes de música de época fizeram renascer o interesse por este instrumento.

Oiçam aqui um exemplo de uma composição para cravo do compositor francês François Couperin.

Oportunidades na Amazon