segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pesquisas interessantes da semana

Esta semana por coincidência (ou talvez não) a maioria das pesquisas que escolhi estão relacionadas com o ensino da música.

"ana leonor pereira soprano professora" : No passado dia 28 de Junho tive oportunidade de assistir a uma audição no museu da música da classe de canto desta professora. Posso dizer-vos que o que ouvi foi muito para além das minhas expectativas. Excelente recital. Há pouco ensino artístico em Portugal? Talvez. Possivelmente porque faltam os estatutos que existem no desporto (de média competição por exemplo ... ) e porque nessa fase de evolução é muito difícil conjugar os estudos com o ensino artístico. Porém de vez em quando conhecemos pérolas destas que nos fazem tão bem ... Um bem haja a professora e às suas alunas por uma tarde bem passada.

"concerto violinhos aula magna fotos 2008"
"paganinus aula magna youtube"
No dia seguinte mais precisamente no dia 29 de Junho assisti ao concerto dos Violinhos na Aula Magna em que estiveram presentes escolas de todo o país. Foi uma verdadeira festa da música com mais de 300 violinistas em simultâneo em palco. Oiçam aqui a ultima (antes do encore) música interpretada.



concurso capela de violino resultados : Já tinhamos falado deste tópico neste post. Mas como aparentemente não foi encontrado (foram vistas zero páginas resultantes desta entrada ...) e já foi procurado por várias vezes ao longo da ultima semana podem encontrar os resultados completos neste post.

anúncios aulas violino particulares vila real: Pois gostaria de vos poder ajudar no que diz respeito a isto. Aliás esse é um dos projectos que um dia irei realizar. Uma listagem de escolas de música nos vários distritos do país ... Para já sugeria que procurasse no Conservatório Regional de Música de Vial Real. Mesmo que não queira aulas no conservatório é provável que encontre algum anúncio por lá. Se alguém souber de um professor que leccione nesta cidade pode postar aqui o respectivo anúncio.

o que passa a musica classica: Nenhuma composição musical "passa" a clássica. A música clássica não é uma espécie de promoção de composições que outrora foram "não clássicas" ou populares se quisermos. Aliás há música clássica derivada de música popular, veja-se por exemplo o caso de Bartok ou de algumas danças estilizadas do período barroco. A definição do que é exactamente música clássica é dificil. A melhor que conheço (para um leigo como eu) é a de Leonard Bernstein que definia a música clássica como sendo "Música Exacta". Música em que o compositor especificou exactamente o que desejava.

qual a diferença entre a música de beethoven e de vivaldi : São compositores de períodos diferentes. Vivaldi é um compositor do período barroco, Beethoven um compositor do período clássico. Estes períodos possuem caracteristicas diferentes na forma como as composições se organizam e mesmo na sua forma.

musica classica oh oh: Bem esta ganha o prémio da pesquisa enigmática da semana. "Música Clássica oh oh" ??? Se alguém me der pistas sobre esta pesquisa ...

Oportunidades na Amazon