quarta-feira, 20 de outubro de 2010

António Meneses (1957-)

No blog De Óperas e Concertos ficamos a saber que João Luiz Sampaio e Luciana Medeiros irão lançar um livro uma espécie de autobiografia do grande violoncelista brasileiro António de Meneses. Nesta entrevista o próprio António de Meneses conta a história a Irineu Franco Perpétuo (recomenda-se altamente esta entrevista porque é possivelmente uma das mais interessantes entrevistas a músicos que li ultimamente).

Este violoncelista está obviamente ligado ao nosso país quer pelas várias vezes em que nos visitou quer sobretudo pelos seus recentes concertos com a nossa pianista Maria João Pires.

Nascido em Recife no Brasil em 1957 António Menezes é para alguns o maior instrumentista de cordas brasileiro de sempre. Vencedor do Concurso Tchaikovsky em 1982 um ano depois gravaria com Herbert von Karajan, a Filarmónica de Berlim e Anne Sophie Mutter o duplo concerto para Violino e Violoncelo de Brahms. Ainda com Karajan em 1987 gravaria Don Juan de Richard Strauss (e estão a ver que há alturas em que tudo parece apontar para o mesmo).  Membro desde 1998 de um dos mais prestigiados agrupamentos de música de câmara (Beaux Arts Trio) este violoncelista tem interpretado com todas as grandes orquestras mundiais.

Deixo-vos aqui precisamente com o trio "Beaux arts Trio" numa fabulosa interpretação de Dvorack. E para quem o queira ouvir ao vivo têm sempre Madrid a 23 de Novembro onde irá interpretar o Concerto para Violoncelos Op. 85.

Oportunidades na Amazon