sábado, 24 de maio de 2008

Chopin - Uma obra para violoncelo

Chopin foi sobretudo um mestre do piano como decerto já se aperceberam (se ainda não o sabiam). Escreveu algumas peças para outros instrumentos entre as quais escolhemos uma para violoncelo porque sinceramente já temos um pouco de saudade de falar aqui de instrumentos de cordas.

Esta sonata Op. 65 em Sol menor para violoncelo e piano foi precisamente a ultima obra publicada em vida razão pela qual esta peça é sem duvida adequada para terminarmos este primeiro ciclo sobre Chopin.

Esta peça foi recentemente interpretada no Porto na Casa Música (vejam o comentário de um dos nossos blogs de referência o Desnorte aqui) por Maria João Pires. Conforme poderão ler é geralmente aceite que a escrita de Chopin para outros instrumentos estava longe da genialidade que demonstrava no piano.

Curiosamente em relação ao artigo do Desnorte a nossa referência (Grove Music) atribui a dedicatória ao violoncelista Auguste Franchomme com o qual aliás terá feito um dos últimos concertos em Paris tocando precisamente os últimos três andamentos desta obra. Daria na verdade um ultimo concerto para os Amigos da Polónia quando voltou de Londres já muito debilitado pela tuberculose que acabaria por lhe retirar a vida.

Como é normal na forma de Sonata esta divide-se em quatro andamentos:

I. Allegro Moderato : Oiçam aqui Yo-Yo Ma no Violoncelo e Emanuel Ax no piano.
II. Scherzo
III. Largo : Oiçam aqui Richter e Gutman (também o quarto andamento).
IV. Finale

Orquestra Sinfónica Juvenil em Concerto na Aula Magna

Só para vos relembrar para não esquecerem estas duas oportunidades de ouvir jovens músicos (ambas com entrada livre):

Por um lado o Concerto do Laureados do concurso Capela (um dos grandes luthiers portugueses) no Teatro Nacional S. Carlos Domingo 25 de Maio às 17h.

Por outro lado a Orquestra Sinfónica Juvenil na Aula Magna com o solista Paulo Pacheco no piano e dirigida por Christopher Bochmann. Domingo 25 de Maio de 2008 às 17h. O programa é variado e constituído pelas seguintes obras:
  • Abertura da Ópera “A Flauta Mágica” Mozart, Wolgang Amadeus
  • Concerto para piano, nº. 21, dá Maior, Kv 467 Mozart, Wolgang Amadeus
  • Sinfonia nº. 5, em mi menor, Op. 64 Tschaikowsky (Andante cantabile, con alcuna licenza , Andante – Allegro con anima)
  • Abertura da ópera “Fidelio”, Op. 72 Beethoven

Agrupamento de Cordas Português

O Blog Arte no Tempo chama-nos a atenção neste post para a aposta forte da Câmara de Matosinhos na promoção musical.

Nós recomendamos a visita ao referido site e também ao do Quarteto de Cordas de Matosinhos uma das faces visíveis da aposta da autarquia na música.

Que bom seria que existissem mais exemplos destes ! Se os conhecerem não deixem de os referir !

Oportunidades na Amazon