segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mendelssohn - Sonhos de uma noite de Verão

Esta peça foi composta em períodos muito diferentes da vida de Mendelssohn, quase nos opostos da sua actividade criativa. A abertura (Op. 21)  data de 1826 numa altura em que Mendelssohn tinha apenas 17 anos. As restantes partes datam de 1842 uns poucos anos antes do seu precoce falecimento.

Esta composição foi concebida como música incidental para a peça de Shakespeare e resulta de uma encomenda do Rei da Prussia para quem Mendelssohn trabalhava. Este trabalho inclui a famosa marcha nupcial que por tanta vezes repetida em momentos tão marcantes das nossas vidas ou dos nossos amigos dificilmente a conseguimos separar da patina da repetição promovida pela tradição.

As partes puramente instrumentais (o conjunto de peças incluía algumas canções e mesmo pequenos dramas que pretendiam aumentar a dimensão da peça de Shakespeare) são muitas vezes executados e gravados. Destas interpretações escolhemos uma de Furtwangler com a Filarmónica de Berlim. Podem ouvir aqui (Primeira Parte) e aqui (Segunda Parte).
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon