Estive hoje à tarde no concerto final do workshop de Páscoa da Metropolitana onde mais de 180 jovens de vários pontos do país mostraram os resultados de uma semana de intenso trabalho. Na verdade aproveitando esta segunda semana de férias da Pascoa a OML organizou um workshop de orquestra para cordas, percussão e sopros.
Os alunos tiveram em média 4 a 5 horas de ensaios por dia entre ensaios de naipe e de conjunto.
O concerto final iniciou-se com a actuação de uma pequena orquestra de percussão que tocou um arranjo da música do filme Missão Impossível. Seguiu-se a orquestra de iniciação que interpretou várias peças entre as quais um arranjo de Horn Pipe de Handel.
Foi então a vez da orquestra de sopros de que destaco um arranjo de uma peça de Shostakovich.
O programa encerrou com a orquestra sinfónica que tinha desta vez um programa muito ambicioso com composições de Joly Braga Santos e Grieg. Nesta ultima peça Eunice Muñoz leu para cada um dos andamentos um pequeno poema de Miguel Torga. Excelente ideia.
Foi muito bom, muito profissional, pena que o público não tenha estado à altura dos artistas com demasiado barulho para o recolhimento que a música deste tipo pede.
Gostava de ter assistido!
ResponderEliminarO Existente Instante é terrível!:
ResponderEliminarhttp://existenteinstante.blogspot.com/2008/03/music-for-while.html
Andreia: Foi muito bom. Não era permitido filmar mas quando tiver umas imagens mostro-vos aqui para que todos possam ter uma ideia de como foi.
ResponderEliminarRaul: O link não se vê mas se copiar fica bem. Já fui continuar a conversa por lá que é como quem diz é mesmo como as cerejas ...
As minhas desculpas por não ter visto esta entrada quando fiz um comment ao concerto final da OML Junior, desafiando o "pai babado" a dizer o que achara. É que eu tinha ido directamente para a agenda (manias)...
ResponderEliminarTambém achei muito, muito bom, como lhe disse no outro local. É um trabalho extraordinário, que certamente deixa frutos naqueles miudos e miudas.
Foi sem dúvida excelente. O meu filho tem ido a todos os Workshops da OML embora até seja de outra escola. Têm todos sido extraordinários e nota-se uma evolução notável em termos técnicos. Esta Páscoa o programa da Orquestra Sinfónica já estava (muito) longe de ser trivial e a orquestra comportou-se de forma extraordinariamente profissional. O Joly Braga santos foi como disse no outro comentário praticamente perfeito. O Grieg bastante bom. Recomendo estes workshops a todos os que t~em filhos nesta faixa etária e que gostem de tocar em orquestra. Para além da parte técnica a disciplina, a exigência (sei que não foi fácil para eles e os professores - e bem - não facilitam ), o companheirismo, o trabalho de equipa são valores que lhe ficarão para a vida.
ResponderEliminar