quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Rádio Pública faz hoje 75 anos

Faz hoje 75 anos que foi emitida em Portugal a primeira emissão da rádio pública. No tópico que nos interessa festejando desta forma este interessante aniversário propomos que oiçam no próximo Sábado o programa "O Gosto pela Música" de João de Freitas Branco um programa criado em 1956 e que durou quase 30 anos.

Na prática, com pouca modéstia, uma versão radiofónica deste vosso blog em que se abordava durante 30 minutos um determinado compositor ou conceito musical. O programa foi concebido na forma de diálogo que decorria entre o próprio Freitas Branco e Maria Leonor.

Não percam a emissão destes programas aos Sábados das 13 às 14h.

111 Anos da Deutsche Grammophon e uma recordação da adolescência

No ano passado (2009)  a Deutsche Grammophon pela ocasião do seu 111º aniversário editou um conjunto de 6 CDs com várias gravações de vários artistas que gravaram para esta editora. Não sou grande fã de colectâneas sobretudo de extractos de obras mas neste caso há efectivamente algumas gravações que valem a pena, aliás para ser mais preciso o dificil é encontrar coisas que destoem porque temos nomes como Fischer Dieskau, Caruso, Domingo, Pavarotti, Berganza, Bohm, Bernstein, Karajan, Horowitz, ...  só assim para vos falar dos que me lembro. A titulo de informação podem ouvir extractos de todas estas interpretações no site da Deutsche e comprar faixa a faixa as que vos interessarem.

Mas como o título dizia este post é sobre uma recordação de adolescência mais precisamente da primeira vez que vi o filme Deer Hunter (O Caçador) de 1978. Eu tinha na altura 14 anos e fui ver o filme no antigo Monumental - ficou na memória como vêm. Quanto à música que me recordou essa experiência é que a referida colectânea inclui uma versão da Cavatina de Stanley Myers (1930-1993) num arranjo absolutamente notável de John Williams e numa interpretação não menos louvável do guitarrista Sueco Göran Söllscher.

Para terminar com música aqui fica uma interpretação de John Williams.

Oportunidades na Amazon